As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam hoje (25), exclusivamente pela internet, no site do Enem. Os interessados podem se inscrever a partir das 10h, no horário de Brasília, até as 23h59, do dia 5 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em mais de 1,7 mil municípios em todo o país. O Ministério da Educação (MEC) espera que mais de 9 milhões de pessoas se candidatem aos testes.
Na edição 2015 do exame, a taxa de inscrição subiu de 35 reais para 63 reais. O pagamento poderá ser efetuado até 10 de junho. Outra mudança foi no horário das provas, que passarão a ser às 13h30 de Brasília, meia hora mais tarde em comparação aos anos anteriores. No entanto, o horário de abertura dos portões nos locais de prova continuará sendo às 12 horas e o fechamento, às 13 horas (de Brasília).
Estudantes que vão concluir o ensino médio este ano em escolas públicas e participantes que declararem carência são isentos da taxa. Podem solicitar a isenção por carência aqueles que têm renda familiar por pessoa igual ou inferior a um salário mínimo e meio e que cursaram o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usada para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec).
UNIMONTES
Como divulgado, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (SISU), e a partir do próximo processo seletivo, o ingresso de novos alunos em cursos de graduação será por meio do sistema. A adesão substitui o tradicional vestibular aplicado pela Comissão Técnica de Concursos (COTEC). O candidato que tiver interesse em estudar na Unimontes deve, obrigatoriamente, se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.
A adesão ao Sisu não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que está mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.
SAIBA MAIS
MEC poderá testar Enem Digital com treineiros ainda este ano