Foi realizada na manhã desta quarta-feira (02/05), no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6, campus-sede), a aula inaugural do curso de formação para Árbitro Regional – modalidade a distância –, oferecido pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) através do Centro de Educação a Distância (CEAD), em parceria com a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) no âmbito da Universidade Corporativa do Vôlei (UCV).
A solenidade contou com as presenças do superintendente administrativo da CBV, José Fardim; do presidente da Federação Mineira de Vôlei (FMV), Carlos Antonio Rios, juntamente com o reitor João dos Reis Canela e a vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.
O curso, que é pioneiro em nível nacional, conta com 60 alunos entre técnicos de equipes amadoras e de escolinhas, pedagogos, ex-atletas profissionais, jornalistas, árbitros amadores, professores universitários e de escolas de ensino fundamental e médio. A professora Betânia Passos, do Departamento de Educação Física da Unimontes, fez a apresentação do conteúdo pedagógico e do formato da capacitação, que terá carga de 80 horas, com aulas presenciais (24 horas) e a distância (56 horas/aula).
Na oportunidade, o superintendente José Fardim destacou a importância do curso, salientando que “a CBV criou a capacitação diante da necessidade de qualificar os árbitros e outras pessoas que trabalham pelo engrandecimento do voleibol em níveis nacional e internacional”. Ele também ressaltou que “a Confederação Brasileira de Vôlei escolheu a Unimontes para ministrar o curso inédito tendo em vista a competência dos profissionais da universidade e os avanços da instituição na área do ensino a distância”.
TRADIÇÃO DE MONTES CLAROS
As palavras de Fardim foram reforçadas pelo presidente da Federação Mineira de Vôlei, Carlos Antonio Rios, o Carlão. Ele lembrou que Montes Claros já tem uma tradição do vôlei pela formação de atletas e por ter uma equipe na disputa da Superliga Masculina, vice-campeã nacional na temporada 2009/2010. “Com este projeto, fazemos o saque inicial para a formação da nova geração de profissionais do voleibol”, assegurou Carlão.
O reitor João dos Reis Canela considerou a promoção do curso como uma conquista que remonta à própria história da Unimontes. “Há 50 anos, um grupo de pessoas aceitou o desafio de criar o ensino superior no Norte de Minas. Agora, agregando pensamentos positivos com a CBV e a FMV para a promoção deste curso, a Unimontes abre mais uma página histórica, o que demonstra a sua competência no voleibol, contribuindo para a organização do esporte em nível nacional e internacional”, avaliou o reitor.
Supervisor do time de vôlei profissional da cidade e ex-atleta por 24 anos – com passagens pela Seleção Brasileira Juvenil –, William do Prado considera a realização do curso como uma conquista coletiva. “O curso dará maior visibilidade ao nosso vôlei, sobretudo na formação de árbitros para que os projetos de categorias de base sejam perpetuados, alimentando continuamente as equipes de competições”, disse.
Os ex-jogadores Charles Alexandre Veloso e Montalban Dick Conceição, que atuaram pelo Minas Tênis Clube e fizeram parte das seleções brasileiras de base, são alunos do curso.