Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Iniciadas aulas da terceira turma do mestrado em Geografia da Unimontes

Mateus de Servilha abordou o conceito de região no mundo globalizado (Foto: Kevin Jonas)

Foram iniciadas nesta terça-feira (27/9), as atividades da terceira turma do mestrado em Geografia, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A aula inaugural, realizada no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6), foi proferida pelo professor Mateus Moraes de Servilha, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Ele abordou o tema “Categoria de Região no Mundo Globalizado”.

Mateus de Servilha é autor do livro “Quem Precisa de Região? – o Espaço (dividido) em Disputa”, elaborado em tese de doutorado. No trabalho, ele aborda o Vale do Jequitinhonha, analisando a condição geográfica, a cultura, a história e as dificuldades enfrentadas pela região como o estigma de “vale da miséria”.

Durante a aula inaugural, ele ressaltou que nenhuma região se desenvolve sozinha. “Todas as regiões geográficas são relacionadas entre si”, enfatizou.

A terceira turma do mestrado em Geografia da Unimontes conta com 15 alunos. “O curso Stricto sensu tem como área de concentração “Organização do Espaço”. As linhas de pesquisa são: “Dinâmica dos Espaços Urbanos e Rurais” e “Territórios, Cultura e Meio Ambiente”.

A coordenadora do Mestrado em Geografia, professora Anete Marília Pereira, ressalta que o programa contribui com o desenvolvimento e o uso sustentável dos recursos naturais do Norte de Minas. Ela lembra que já foram defendidas oito dissertações no âmbito do mestrado, nas quais foram abordadas temáticas vinculadas às condições da região como: vulnerabilidade e riscos sismológicos em Montes Claros, mobilidade urbana, desenvolvimento rural, política de destinação dos resíduos sólidos, impactos ambientais dos projetos de irrigação e reflexos da estiagem prolongada no Norte de Minas.