Notícias

Iniciação Científica é destaque em seminário integrado ao 15º FEPEG

By Christiano Lopes Jilvan

November 08, 2021

Entre bolsistas e voluntários, Unimontes conta com 500 acadêmicos envolvidos em atividades de pesquisa

Um número próximo a 500 alunos dos cursos regulares oferecidos pela Universidade Estadual de Montes Claros estão envolvidos diretamente com as atividades de pesquisa, seja com o financiamento de bolsas ou mesmo pelo voluntariado. A abrangência vai além, porque a Unimontes alcança, também, alunos do ensino médio de escolas públicas que são parceiras da instituição.

Diante do cenário de destaque na formação acadêmica, a iniciação científica é tema central de um dos seminários que compõem a programação oficial do 15º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG). O evento será realizado a partir desta terça-feira (9/11), às 16 horas, ainda pelo formato virtual diante das medidas preventivas por causa da Covid-19, com transmissão pelo canal da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unimontes, no YouTube.

As atividades prosseguem na quarta-feira (10/11), também a partir das 16 horas. A organização é da Pró-Reitoria de Pesquisa, por intermédio da Coordenadoria de Iniciação Científica. Podem participar os alunos inseridos nos programas institucionais, e, também, os acadêmicos que têm interesse em fazer parte das atividades de iniciação científica. Não é preciso formalizar uma inscrição.

TEMAS

Associados à Iniciação Científica, o Seminário destacará dois temas. No primeiro dia, serão debatidas a “Formação Profissional e as experiências de Iniciação Científica”, com os convidados Hercílio Martelli Júnior, professor-doutor do Departamento de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unimontes, e os egressos com experiência na iniciação científica: Aleff Neivisson Ferreira (mestrando em Economia/UFMG), Anne Ferreira de Moura (mestre em Biotecnologia/Unimontes), José Dioney Soares (mestre em Geografia/Unimontes) e Márcio Alves Silva (docente/UFPI).

Já na quarta-feira, o tema em debate será “Empreendendo na Universidade: Iniciação Científica e suas possibilidades”, com a professora Sara Gonçalves Antunes de Souza, do Departamento de Economia e coordenadora institucional de Inovação Tecnológica, e participação da egressa Luana Costa (doutoranda em Clínica Médica/USP).

“O desafio atual da Unimontes é formar indivíduos capazes de buscar e saber aplicar seus conhecimentos. Nesta perspectiva, a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa”, destaca a professora Maria Alice Ferreira dos Santos, coordenadora de Iniciação Científica.

SERVIÇOSeminário de Iniciação Científica15º FEPEG/UnimontesDatas: 9 e 10 de novembroHorário: 16hPalestras virtuais: