Os professores do curso de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros serão capacitados por meio do Programa de Desenvolvimento Docente (PDD). As atividades serão iniciadas nesta quinta-feira, 18 de outubro – Dia do Médico, com a realização do primeiro módulo, que acontecerá no horário das 18h30min às 22h30min, no prédio 6, onde funciona o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
O Programa de Desenvolvimento Docente é coordenado pela Comissão de Educação Médica (CEM) e pela Sub-Comissão de Desenvolvimento Docente da Unimontes. Conforme explica a diretora do CCBS, professora Maria das Mercês Borém Correa Machado, a iniciativa foi implementada após ser identificada a necessidade de capacitação e atualização dos professores do curso médico. “Trata-se de um projeto piloto”, explica a diretora.
A capacitação será dividida em nove módulos, com 15 participantes em cada um deles. As atividades vão se estender até 29 de novembro. “O objetivo é qualificar os professores, com foco no trabalho de ensino/aprendizagem, nas suas ações enquanto docentes e no impacto desse trabalho na formação dos futuros profissionais e junto à própria sociedade”, avalia a professora Maria das Mercês Borém Correa Machado.
O professor João Felício Rodrigues Neto, da Comissão de Educação Médica, salienta que o programa tem como meta aumentar a qualificação dos professores e dos médicos, estimulando a participação em cursos de mestrado e doutorado. “O principal objetivo é melhorar a qualidade da formação médica na Unimontes, observando a necessidade de atualização do conhecimento e dedicação à iniciação científica. Desta forma, a Universidade busca a excelência na qualificação docente e também haverá resultado positivo para a população, com a melhoria da assistência médica”, avalia o professor João Felício.
No primeiro módulo da qualificação, nesta quinta-feira, será abordado o tema “Desenvolvimento Científico”, sob a responsabilidade do professor Antonio Caldeira. Um dos objetivos do módulo é “conhecer os conceitos básicos da pesquisa científica”, além de “compreender os diferentes tipos de pesquisa científica”. Outra proposta é “discutir o processo de construção do conhecimento científico, com ênfase na relevância social e científica”.