O evento de iniciação científica foi realizado no Centro de Convenções da UFOP (foto: Divulgação)

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Iniciação Científica com 41 trabalhos em destaque no seminário da UFOP

By DTI

November 20, 2012

Trinta e quatro acadêmicos de iniciação científica dos cursos de graduação em Artes/Música, Direito, Educação Física, Química e de História, sendo 10 deles bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) – todos da Universidade Estadual de Montes Claros – participaram no início deste mês, na sede da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), do XX Seminário de Iniciação Científica. No total, 41 pesquisas desenvolvidas no âmbito da Unimontes foram apresentadas nos três dias de evento (7 a 9 /11).

Entre os trabalhos da instituição levados à UFOP, resultados práticos de estudos feitos por alunos do curso de Licenciatura em História do pólo de Educação a Distância da Universidade Aberta do Brasil/Unimontes, no município de Itamarandiba (Vale do Jequitinhonha).

O professor João Paulo da Silva Andrade, orientador dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) da UAB/Unimontes, esteve acompanhando a delegação da Unimontes no Centro de Convenções da UFOP. Segundo ele, a importância do Seminário está no incentivo à produção científica e, ao mesmo tempo, na promoção do “intercâmbio entre estudantes de graduação que participam de Programas de Iniciação Científica nas diversas áreas do conhecimento, seja pesquisas concluídas ou em andamento”.

AS PESQUISAS

Dentre os trabalhos apresentados pela Unimontes destacam-se: “Educação Patrimonial e Ensino da História”, “Preservação Patrimonial e bens de cunho religioso e do barroco mineiro”, “A desmitificação de Chica da Silva”, “A participação das mulheres na Assembleia de Deus de Montes Claros (1976/1980)”, “As marcas do intelectual Darcy Ribeiro no início da década de 1960”.

E ainda: “Educação musical: refletindo sobre música na escola”, “Histórias e Memórias: possibilidades para explicação do universo social das lavadeiras do Bairro Maracanã em Montes Claros”, “Proposta de gincana Pibid/História 2012: Escola Estadual Dona Quita Pereira”, “A colisão entre o Direito à privacidade e Direito da liberdade de expressão e o posicionamento do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, e “A terceirização na administração pública: análise da responsabilidade civil frente à inadimplência das obrigações trabalhistas”, entre outros.

“Todos os trabalhos apresentados pelos alunos da Unimontes foram “bem avaliados”, ressaltando a importância do intercâmbio de informações e da divulgação da produção científica dos acadêmicos”, finalizou o professor João Paulo.