Ações foram destacadas em evento na universidade
A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes) da Unimontes realizou nessa segunda-feira (20/6) solenidade de recepção aos novos empreendedores apoiados: quatro pré-incubados e um incubado. A incubadora atua no sentido de auxiliar os empreendedores a fomentar os seus negócios, contribuindo com o desenvolvimento do Norte de Minas. Denominado de “Plataforma de Embarque de Novos Incubados da Inemontes”, o evento foi realizado no Salão dos Conselhos (Reitoria), no campus-sede.
Os trabalhos foram coordenados pela professora e coordenadora de Inovação Tecnológica da Universidade, Sara Gonçalves Antunes de Souza, também responsável pela Inemontes. Participaram também professores e bolsistas de iniciação científica da Universidade. A solenidade contou com as presenças dos pró-reitores de Pesquisa (professora Clarice Diniz Alvarenga Corsato), de Pós-Graduação (professor André Luiz Sena Guimarães) e de Extensão (professor Paulo Eduardo Gomes de Barros).
Como padrinho da turma dos pré-incubados e incubados da Inemontes foi escolhido o gerente regional do Sebrae em Montes Claros, Jadilson Borges, mestre em Gestão Estratégica de Organizações e especialista em Gestão Empresarial, que proferiu palestra sobre empreendedorismo.
“Não existe gestão sem indicadores”, lembrou, o gerente regional do Sebrae, ressaltando a relevância da atuação dos empreendedores e o uso das principais ferramentas de gestão para o bom desempenho nos negócios. Ao mencionar outros aspectos, como a ampliação da inteligência artificial, Borges destacou a importância do trabalho da incubadora de base tecnológica no estímulo e auxílio aos empreendedores. “A incubadora é o espaço ideal para se incrementar os negócios”, projetou.
O representante do Sebrae enalteceu também o trabalho da Unimontes por meio da difusão do conhecimento. “Aqui é o lugar onde se respira informação e se respira conhecimento”, pontuou. Na oportunidade, a professora Sara Gonçalves destacou que o trabalho da incubadora está relacionado a demonstrar aos novos empreendedores como superar os desafios do mundo empresarial.
Concurso para Nova Logo do EMEI
Os pré-incubados terão os projetos e ideias desenvolvidos com o apoio da Inemontes. As empresas recebem o apoio da gestão dos seus negócios em andamento.
Durante a solenidade, ingressaram na Inemontes os projetos pré-incubados: Ambiental Inova Tech, Clínica de Reabilitação Reabilitare, Escola do Patrimônio e Socialize Terapia. Foi recebido como novo incubado o empreendimento Gold Lts.
Durante a solenidade foi realizada a entrega do prêmio da Nova marca do Projeto EMEI (Economia, Mercados e Internacionalização). O vencedor do concurso foi o design Gabriel Arcanjo, que recebeu o prêmio no valor de R$ 350, entregue pelo Pró-reitor de Extensão, professor Paulo Eduardo Gomes de Barros.
O EMEI é um projeto de extensão do curso de Ciências Econômicas que visa integrar os acadêmicos ao mercado, fornecer apoio para qualificação e formar parcerias entre universidades, cursos, entidades e profissionais reconhecidos em seu mercado de atuação.