O ano de 2015 já chegou e com oportunidades para a implementação de novas ideias e de novos negócios. A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Montes Claros (Inemontes) abriu edital para selecionar empreendimentos e projetos para os programas de pré-incubação e incubação na modalidade não residente. A oferta é de seis vagas.
O edital é um convite para que pessoas físicas ou jurídicas, individualmente ou em grupo, apresentem propostas que tenham o objetivo de desenvolver produtos, processos ou serviços com emprego de tecnologias inovadoras de base tecnológica. A modalidade não residente é corresponde às empresas que não precisam ser estabelecidas fisicamente na Incubadora, mas terão acesso a cursos, palestras e outros tipos de apoio oferecidos pela entidade.
Conforme o edital, para o programa de incubação não residente é necessário que a empresa esteja formalmente constituída na apresentação da proposta. O requisito é diferente para a pré-incubação, já que não há necessidade que a empresa esteja constituída.
QUEM PODE PARTICIPAR
Podem apresentar propostas ao processo acadêmicos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores (ativos e/ou inativos) e servidores técnico-administrativos desde que possuam vínculo com a Universidade Estadual de Montes Claros. Os interessados devem atender a alguns requisitos: o empreendimento deverá gerar produtos, processos ou serviços inovadores de alto valor agregado e de base tecnológica; equipe executora tem que demonstrar capacitação técnica ou experiência compatível com o projeto proposto e participar do curso de modelagem de “Negócios Canvas” a ser ministrado pela equipe Inemontes aos inscritos no processo seletivo, com data a ser divulgada no calendário de etapas.
“Nosso objetivo é selecionar e apoiar projetos e empreendimentos cujos produtos, processos ou serviços sejam de base tecnológica, bem como preparar projetos de negócios para futuro ingresso no Programa de Incubação, por meio de assessoria tecnológica e de gestão aos projetos pré-incubados”, afirma o professor Dario Alves de Oliveira, coordenado da Inemontes.
“Queremos estimular a transformação de ideias e tecnologias em produtos e processos inovadores e a criação de empresas de base tecnológica, incentivando a cultura empreendedora no âmbito acadêmico”, completou o professor Dario.
Outras informações sobre o processo pelo e-mail diretoria.inemontes@gmail.com ou pelo telefone (38) 3229-8347, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 18h.