Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Índice de 12,47% de abstenção no 3º Processo Seletivo/2014

– Violência foi o tema predominante nas provas de redação: grupos I e II –

A Universidade Estadual de Montes Claros realizou neste domingo, as provas para os grupos I e II do 3º Processo Seletivo/2014. Dos 7757 candidatos, 968 não compareceram para os exames. O índice de abstenção corresponde a 12,47%. O resultado final será divulgado até o dia 18 de julho. A oferta é de 782 vagas em 32 cursos nos campi da Unimontes no Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha. Os gabaritos e provas estão disponíveis no sítio eletrônico da Comissão Técnica de Concursos: www.cotec.unimontes.br.

Com o suporte de 1169 pessoas, entre coordenadores, fiscais e apoio técnico, de saúde e vigilância, as provas foram aplicadas em quatro prédios do campus-sede e na Escola Técnica em Montes Claros, no CEFET-MG (Belo Horizonte) e em mais sete cidades: Almenara, Bocaiuva, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora e Unaí. Apenas um candidato foi eliminado por porte de aparelho de telefone celular, o que contraria o edital do processo seletivo.

Entre a manhã e o início da tarde foram aplicadas as provas para os candidatos do Grupo I, entre os quais Cristina Durães, da cidade de Bocaiúva, que fez provas no campus-sede. A jovem de 17 anos, que já cursa Farmácia numa faculdade particular, considerou pertinente e atual o tema da redação. “Havia um paralelo entre a fama da cordialidade do brasileiro e sua convivência/relação com a violência do dia a dia”, disse a jovem. Ela disputa vaga no curso de Medicina, o mais concorrido neste vestibular de meio de ano, com 263 candidatos/vaga.

Laura Tolentino (17 anos), aluna do ensino médio da Escola Estadual Professor Alcides Teixeira de Carvalho (Polivalente), também considerou interessante o tema da prova de redação. “É algo atual. A violência faz parte do noticiário a todo o momento”, explica a candidata/treinante ao curso de Medicina. “Tive dificuldade com a prova de Química, mas fui bem em língua portuguesa”, completou.

GRUPO II

Entre a tarde e à noite, das 15 às 20 horas, foram aplicados os exames para os cursos do Grupo II. A redação sugeriu ao candidato dissertar, a partir de um texto sobre Nelson Mandela, sobre a atual ordem mundial: “guerra ou paz?”. “Não há como negar que o mundo convive com uma série de conflitos: Índia, Paquistão, Criméia…”, pontuou o candidato ao curso de Engenharia Civil Matheus Matos (20 anos).

CONFIRA GALERIA DE FOTOS- Grupo 2

“Basta acompanhar a mídia todos os dias para perceber que não temos paz. E não se trata apenas da guerra propriamente dita. A violência nas cidades é um tipo de guerrilha”, observou Thiago Duarte, de 18 anos, candidato a uma vaga no curso de Enfermagem.