Conteúdo do Site Antigo

Inaugurado novo serviço no HUCF: certidão de nascimento emitida em 15 minutos

By DTI

May 22, 2014

Foi inaugurada nessa quarta (21/05), no Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), a unidade interligada de Registro Civil de Nascimento da Maternidade Maria Barbosa. O serviço possibilita a emissão gratuita da certidão de nascimento dentro da própria maternidade e foi implantado a partir de parceria com Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) e Sindicato dos Oficiais de Registro Civil de Minas Gerais (Recivil).

Ao participar da solenidade de inauguração, ao lado do reitor João dos Reis Canela, o secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eduardo Bernis, destacou a importância do projeto na conquista da cidadania e enalteceu as ações desenvolvidas pela Unimontes em conjunto com as secretarias e outros órgãos da administração pública estadual.

“O Hospital Universitário Clemente de Faria foi o primeiro hospital da região Norte de Minas a receber a unidade interligada de registro civil. Isso mostra a integração entre a Unimontes e os diversos órgãos do Governo Estadual”, afirmou Eduardo Bernis.

Ele lembrou que antes de assumir a Sedese, foi diretor do Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Minas Gerais (IGTEC), vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e que teve a oportunidade de conhecer mais perto o trabalho da Universidade. “Fui testemunha do belíssimo trabalho que o professor João dos Reis Canela vem desenvolvendo á frente da Unimontes”, declarou Eduardo Bernis.

O secretário ressaltou que o registro de nascimento representa um “passaporte” para a cidadania. “A certidão de nascimento oficializa a existência da pessoa e lhe garante a cidadania. Sem ela, as pessoas não podem exercer seus direitos civis”, destacou. Minas Gerais já conta com 18 unidades em funcionamento, incluindo também a Santa Casa de Montes Claros. Além do “Recivil” e dos cartórios, são parceiros no projeto a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Corregedoria Geral de Justiça de Minas Gerais e o Ministério Público Estadual.

Na oportunidade, o reitor João Canela enalteceu a atuação da Universidade Estadual de Montes Claros na melhoria da educação e da busca da cidadania plena. Ele agradeceu o apoio do Governo de Minas e o envolvimento de todos os servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria nas ações voltadas para a melhoria do atendimento à população.

“Com o suporte do Governo do Estado e com a determinação e competência de nosso corpo de servidores, o Hospital Universitário desempenha um trabalho que é indispensável para a boa qualidade da assistência à saúde”, assegurou.

PROJETO INOVADOR

O Hospital Universitário Clemente de Faria foi pioneiro na implantação de serviço para facilitar a retirada de certidão de nascimento no Norte de Minas. Desde 2007, foi criado pelo HUCF o serviço que possibilita a retirada da certidão de nascimento dos bebês da Maternidade Maria Barbosa. “Mas, antes, os documentos dos pais eram enviados para o cartório, que emitia a certidão de nascimento. A diferença agora é que a certidão será retirada dentro do próprio hospital”, explica a coordenadora administrativa da maternidade, Arlenes Soares Silva.

EMOÇÃO

A unidade interligada de Registro Civil de Nascimento funciona da seguinte forma: os pais entregam os documentos. Dentro da própria maternidade, uma funcionária providencia o processamento das informações por um sistema interligado diretamente ao cartório pela internet. Assim, a emissão da certidão de nascimento, a impressão e a entrega do documento ocorrem dentro do prazo máximo de 15 minutos. 

A mãe de Beatriz e Isabela, Maria Clara Borges Lessa, de 20, também elogiou o atendimento recebido na Maternidade do HUCF. A avó paterna Elisângela Lopes Silveira, auxiliar administrativa, acompanhou o nascimento das primeiras netas e se diz emocionada com o duplo presente.