Evento discute o tema “Educação e Sustentabilidade”
Nesta terça-feira (24/09), começa o II Congresso Internacional de Educação e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Principal evento acadêmico e científico da instituição, o encontro prosseguirá até sexta-feira (27/09), com o tema central “Educação e Sustentabilidade”.
O II Congresso Internacional da Unimontes teve 3.451 inscritos e 1.337 trabalhos científicos aprovados para apresentação oral. As atividade serão desenvolvidas no campus-sede e nos campi de Almenara, Espinosa, Janaúba, Januária, Pirapora, Salinas, São Francisco e Unaí, em formato híbrido, com transmissão online pelo canal da Unimontes no You Tube.
Juntamente com o congresso são promovidos o 18º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG), o VII Simpósio de Pesquisa em Educação Física (SIMPEF) e o I Encontro do ProEF Unimontes (ENPRO).
O evento tem como meta discutir formas de como a educação pode contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em sintonia com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Na programação constam conferências, sessões temáticas, palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, além de oficinas e minicursos. A programação completa pode ser conferida no site oficial: www.congresso.unimontes.br/programacao.
A proposta é envolver professores, pesquisadores, acadêmicos, profissionais de diferentes áreas do conhecimento e representantes de diversos segmentos da sociedade para construção de um futuro sustentável a partir da educação.
O II Congresso Internacional de Educação e Inovação é uma iniciativa da gestão superior da universidade, com a participação direta das pró-reitorias, diretorias, departamentos, coordenações de cursos e demais segmentos da instituição.
“Com a realização desse congresso, além de fortalecer seu processo de internacionalização, a Unimontes demonstra a preocupação com a sustentabilidade, sintonizada com as metas da Agenda 2030 da ONU, promovendo o debate em busca de soluções para os problemas que afligem a humanidade, como as mudanças climáticas”, afirma o reitor da universidade, professor Wagner de Paulo Santiago. “Estamos engajados na construção de um futuro sustentável por meio da melhoria da qualidade vida através da educação transformadora”, completa o reitor.
Mudanças climáticas em discussão
As mudança climáticas estarão em discussão na abertura oficial do Congresso Internacional da Universidade Estadual de Montes Claros, que acontecerá nesta terça-feira, às 20 horas, no Teatro da Unimontes, no campus-sede. A conferência de abertura terá como tema “ Mudanças Climáticas – desafios e oportunidades de sustentabilidade”, com abordagem pelo presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte, Marco Aurélio Crocco Afonso.
Debatedores Estrangeiros
O evento acadêmico e científico da Unimontes reunirá debatedores de instituições estrangeiras, incluindo representantes das universidades de Minnesota (Estados Unidos), Valência e Madri (Espanha) e de Coimbra (Portugal). Contará com conferencistas de diversas universidades e instituições brasileiras, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Durante o evento, serão discutidas diversas questões relacionadas à educação e à busca do desenvolvimento sustentável, entre as quais a preservação ambiental; “Governança sustentável na administração pública”; “A importância do cooperativismo na busca de uma sociedade sustentável”; “Sustentabilidade na matriz energética brasileira ante a emergência das energias renováveis solar e o papel das fontes hídrica e térmica”; “Letramento em saúde, doenças negligenciadas no contexto da saúde única”; “Educação para a sustentabilidade nos cursos de licenciatura – perspectivas para a formação docente” e “Tecnologias para aprendizagem no ecossistema de educação”.
Programação do Congresso Internacional
Na manhã desta terça-feira (24/09), os danos ambientais sofridos pelas veredas no Norte de Minas e as medidas para conservação do ecossistema estarão em debate no II Congresso Internacional de Educação e Inovação. Será apresentado o Projeto Ecológico de Longa Duração – PELD Veredas, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), prédio 6 do campus-sede, durante a mesa-redonda “Ambiente, Tradição e Sustentabilidade – Projeto PELD-Veredas”.
O PELD-Veredas será apresentado pela coordenadora do projeto, professora Yule Roberta Ferreira Nunes, do Departamento de Biologia Geral da Unimontes. Também serão abordados os temas “Estudos dos serviços ecossistêmicos em veredas” (pelo professor convidado Walter Santos de Araújo, do Departamento de Biologia Geral), “Veredeiros e veredas – oásis do sertão” – pelo promotor Paulo César Vicente de Lima, responsável pela Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais.
A mesa-redonda contará com a participação da professora Jennifer S. Powers, da Universidade de Minnesota (EUA) pelo sistema online. Ele vai abordar o tema “Conservação de Florestas Tropicais” (“Conservation of Tropical Forests”).
Também na manhã de terça-feira, a partir das 9 horas, no Teatro da Unimontes, será proferida a palestra “Sustentabilidade da matriz elétrica brasileira ante a emergência das renováveis eólica e solar e o papel das fontes hídrica e térmica (ODS 7)”. O palestrante será o professor Amaro Olímpio Pereira Júnior, da Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coope) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
No mesmo dia, a partir das 14 horas, no auditório do prédio 2 do campus-sede, haverá a palestra “Inovação, tendências e sustentabilidade na agricultura”. O assunto será abordado pelo pesquisador Rogério Resende Martins Ferreira, da Embrapa Territórios.
Na quarta-feira (25/09), às 19 horas, o evento terá a palestra do vice-presidente corporativo da empresa Novo Nordisk, Reinaldo Xisto. Ele abordará o tema “Liderança humanizada e a sustentabilidade da saúde relacionada com a formação de líderes”.
Na quinta-feira (26/09), o congresso terá continuidade com a palestra do vice-diretor de Meio Ambiente da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Dyego Maradona Ataide de Freitas, que abordará a universidade sustentável.
Na sexta-feira (27/09), às 14 horas, no Teatro da Unimontes, o psiquiatra Marcelo Veras apresentará a palestra “Urgência subjetiva na vida universitária”. Também haverá o lançamento do livro do palestrante, intitulado “Escutas do indizível”.
Serviço
II Congresso Internacional de Educação e Inovação da UnimontesTema: “Educação e Sustentabilidade”Quando: 24 a 27 de setembro de 2024Onde: no campus-sede e demais campi da instituição