Começa na próxima segunda-feira (15/09), o II Congresso Biotemas 2014, evento organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros com o propósito de incrementar o ensino básico a partir de estudos compartilhados pelos estudantes de nível superior. Neste ano, quatro escolas da rede estadual são parceiras nos trabalhos: Clóvis Salgado (Bairro São Expedito), Hamilton Lopes (Edgar Pereira), Benjamin Versiani dos Anjos (Alice Maia) e Antônio Canela (São Geraldo).
A programação se estenderá até o dia 19/09 (sexta-feira), com minicursos, oficinas, exposição, apresentação de pôsteres, estandes e mostras de profissões, estes organizados por aproximadamente 600 universitários – 450 de cursos da Unimontes e 150 de universidades e faculdades com sede em Montes Claros.
Entre as áreas relacionadas estão Artes, Biologia, Fonoaudiologia, Matemática, Nutrição, Farmácia, Engenharia Florestal, Ciências Sociais, Direito, Enfermagem, Ciências da Religião, Geografia, Letras, Pedagogia, Direito, Ciência da Computação, Engenharia, Farmácia, Filosofia, História, Nutrição e Serviço Social.
DIVERSIDADE DE TEMAS
Alguns temas desenvolvidos nestes trabalhos acadêmicos fazem leituras de pessoas públicas como artista Romero Britto, o antropólogo Darcy Ribeiro e o cantor e compositor Raul Seixas, além da repressão ao rock no período da ditadura militar e as influências da banda Legião Urbana e suas músicas no comportamento da sociedade.
Há, ainda, estudos de cunho social como os cuidados para se evitar doenças como a Leishmaniose, câncer, HPV e o alcoolismo. Os temas locais também são abordados nas pesquisas produzidas pelos acadêmicos como os abalos sísmicos, perfil demográfico e epidemiológico do Bairro Santos Reis, degradação e exposição do solo nas áreas urbanas, o potencial econômico do Pequi, o crescimento desordenado da cidade de Montes Claros, racismo e bullying nas escolas, dentre outros pontos.
A organização é do departamento de Estágios e Práticas Escolares, com a participação de professores, acadêmicos dos cursos de licenciatura e bacharelado. A professora Luzimara Silveira Brás Machado é a coordenadora geral do Biotemas e explica que estas atividades são dirigidas a um público de 3,5 mil pessoas, sendo 3,3 mil alunos do ensino médio e fundamental e 200 professores das escolas estaduais participantes.
Confira programação
- Minicurso e oficina ensino médio
- Minicurso e oficina ensino fundamental
- Agenda Cultural
- Exposições, estandes e mostra de profissões
- Pôsteres