Conteúdo do Site Antigo

Ícone das manifestações folclóricas, catopê é tema de exposição contemporânea no Museu Regional

By DTI

August 15, 2017

Aberta à visitação pública, a exposição “Catopê Contemporâneo” é uma das produções que a Universidade Estadual de Montes Claros apresenta à comunidade, como forma de homenagear um dos maiores símbolos das tradicionais Festas de Agosto. O trabalho coletivo, elaborado por acadêmicos do 3º período e egressos do curso de Artes Visuais da Unimontes, foi lançado na última sexta-feira (11/8) e pode ser acompanhado no Museu Regional do Norte de Minas ao longo do mês, gratuitamente.

A Mostra também faz parte do projeto “A Gosto da Unimontes”, programação cultural com o objetivo de divulgar junto à comunidade as ações desenvolvidas no ambiente acadêmico sob a ótica popular.

O professor Lucas Carvalho é o curador da exposição, que faz um vínculo entre a tradição de 178 anos dos catopês à linguagem da arte contemporânea. “As produções respeitam os valores culturais dos catopés e, por que não, a memória afetiva da cidade de Montes Claros, mas busca atualizar os meios de representação para linguagem da arte contemporânea”, explica.

Veja também

Nas oito obras que estão expostas ao público, completa o curador, as formas e as técnicas aplicadas são as mais diversas, entre pinturas, painéis e instalações interativas, como as projeções fotográficas e desenhos digitais.

“Não seria exagero dizer que cada obra compõe, no espaço da exposição, um ambiente particular, onde a temática do catopé é interpretada por pontos de vista diferentes”, acrescenta Lucas Carvalho.

A mostra reúne os trabalhos de Abias Gabriel, Isabel Francine, Isabella Ramos, Fernanda Carvalho, Gerlinde Astegger, Henrique Rodrigues, João Paulo Fagundes, Karol Calisto, Ludmila Rosário e Vinícius Ribeiro.

SERVIÇOCatopê ContemporâneoExposição de trabalhos coletivos – Curso de Artes Visuais da UnimontesLocal: Museu Regional do Norte de MinasVisitação: gratuitaInformações: (38) 3229-8590