Conteúdo do Site Antigo

I Mostra Científica Biotemas seleciona trabalhos e premia alunos de escolas públicas

By DTI

November 27, 2014

O Projeto Biotemas da Universidade Estadual de Montes Claros realiza entre esta quinta e a sexta-feira (27 e 28/11) sua I Mostra de Iniciação Científica. O evento faz parte de uma ação estruturante desenvolvida pela Unimontes por meio do Biotemas com as escolas públicas em Montes Claros. Durante todo o ano, projetos de cunho investigativo e teórico com temas vinculados ao desenvolvimento social e à atividade científica foram desenvolvidos por alunos do ensino fundamental e médio.

Trinta projetos foram selecionados e serão apresentados nestes dois dias de encontro. A avaliação de cada um será feita pela comissão cientifica das respectivas áreas de ensino com premiação aos primeiros lugares. Paralelamente, acontece o concurso literário com a participação de quatro escolas públicas.

A solenidade de abertura será nesta quinta-feira às 19h30, no auditório do prédio 2 (campus-sede), com palestra do professor convidado Rochel Monteiro Lago (UFMG), sobre o tema “Ciência Além da Academia”. Já na sexta-feira, a partir das 7h, as atividades serão na quadra 2 do Centro Esportivo Universitário com exposição e apresentação dos trabalhos.

A premiação para os primeiros lugares da “Mostra Científica Biotemas” será de acordo com o nível de ensino. O Concurso Literário “Nos Entrelaços dos Versos” sobre Ariano Suassuna tem a participação das Escolas Estaduais Professor Hamilton Lopes, Professor Clóvis Salgado, Antônio Canela e Benjamin Versiani.

De acordo com a coordenadora da Mostra, professora Fabiana da Silva Vieira Matrangolo, do departamento de Biologia Geral, o evento é extremamente importante, pois além de incentivar a integração da Escola Básica com a Universidade também estimula os alunos ao maior interesse pela ciência e pela pesquisa.

“Neste ano, resolvemos trazer os estudantes para o ambiente da Unimontes. Quanto mais cedo estimulamos a produção cientifica nas escolas melhores são os resultados alcançados e os trabalhos do ensino fundamental são muito bem elaborados e oportunizam uma nova experiência acadêmica para todos os alunos”, finalizou a professora Fabiana.