A Universidade Estadual de Montes Claros é a promotora do I Congresso de Cirurgia Oral e Maxilofacial, evento de cunho científico que acontece nesta sexta-feira (1º) e no sábado (2/9), com atividades no Conselho Regional de Odontologia (CRO-Montes Claros) e na Associação Brasileira de Odontologia (Seção Regional Norte de Minas). A organização é da Liga Acadêmica de Cirurgia Oral e Maxilofacial (Lacom), com o apoio da ABO, CRO e Funorte.
Entre palestras, minicursos e na apresentação de trabalhos científicos, o evento reunirá 200 participantes, especialmente acadêmicos e profissionais da área odontológica e médica. Haverá entrega de certificados e os trabalhos científicos aprovados em submissão serão apresentados na Revista Acervo Saúde.
Além da proposta acadêmica e científica, o evento propõe um incentivo social, com a doação de alimentos não perecíveis ou de brinquedo durante o credenciamento, no primeiro dia de atividades, entre 8 às 12 horas. A renda será revertida a entidades filantrópicas que trabalham com crianças na cidade.
PROGRAMAÇÃO
As palestras acontecem nesta sexta-feira: “Ronco e Apneia do Sono”, com cirurgião-dentista e otorrinolaringologista Bruno Laughton (8 horas); “Tratamento Conservador de Cistos”, com professor e cirurgião odontológico Mário Rodrigues de Melo Filho (9h); “Tratamento do Câncer de Boca”, com o médico Cláudio Marcelo Cardoso (10h).
E ainda: “Uma Conexão além dos Dentes”, com Marcelo Cavalcanti Gonçalves, professor e mestre em Cirurgia e Traumatologia (11h); “Tratamento de Patologias da Articulação Temporomandibular (ATM)”, com Maiolino Thomaz Oliveira, doutor e mestre em Odontologia (14h); “Princípios da Cirurgia Ortognática”, com o doutor em Cirurgia e Traumatologia Danilo Rodrigues (15h); “Evolução nos Métodos de Fixação das Fraturas de Mandíbula”, com o doutor Saulo Falci (16h); e “Coronectomia”, com Leandro Napier, doutor em Estomatologia (17h).
MINICURSOS
No sábado, além da fixação dos 17 trabalhos científicos aprovados em submissão, serão realizados os minicursos a partir das 8 horas: “Enxerto Gengival Livre” (Frederico Mourão), “Interpretação de Exames de Imagem” (Luís Nogueira), “Urgências/Emergências” (Marcelo Gonçalves) e “Implantodontia” (Robertson Carvalho).