Durante o ano de 2011, o Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), conseguiu uma série de avanços e ampliou os seus serviços, ao mesmo tempo em que implantou ações estratégicas para a melhoria da assistência à comunidade. As ações foram destacadas na manhã desta quarta-feira (21/03), na apresentação do Relatório de Atividades do HUCF/2011, realizada no auditório “Sabedoria e Humildade”.
O encontro contou com a participação do reitor da Unimontes João dos Reis Canela que, na oportunidade, além de enaltecer as realizações do HUCF, fez uma apresentação das atividades da universidade em 2011, dedicada especialmente aos diretores, professores, acadêmicos e servidores do Hospital Universitário. “No cotidiano do Hospital Universitário, enfrentamos dificuldades. Mas os problemas são superados graças à participação da sua gestão e de todo o seu corpo de servidores. Estamos construindo a coletividade”, afirmou o reitor.
Entre outros feitos do HUCF, João Canela enalteceu as pesquisas desenvolvidas no âmbito da instituição, citando os estudos relacionados à Leishmaniose Visceral, coordenados pelo professor Silvio Fernando Guimarães de Carvalho. “As pesquisas sobre a Leishmaniose, lideradas pelo professor Sílvio dão projeção internacional ao nosso hospital”, disse o reitor, ressaltando ainda a importância do trabalho em equipe e os avanços obtidos na melhoria do atendimento à saúde da população.
O superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, enfatizou que, no ano passado, a instituição, que presta atendimento exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), aumentou em 20% os seus serviços e atingiu 493.741 procedimentos hospitalares e ambulatoriais. Foram feitos aproximadamente 90 mil exames e consultas no Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) e mais de 50 mil atendimentos através do Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira – Centro Mais Vida.
“Além de aumentar a prestação de serviços, trabalhamos na implantação de diversos programas e na montagem de um plano estratégico para o aperfeiçoamento de nossas atividades em 2012”, disse Otávio Braga. Ele destacou que as metas definidas no plano de trabalho voltarão a ser discutidas em encontro que será realizado nesta quinta-feira (22), das 8 às 12 horas, no prédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Norte de Minas (Fadenor), no campus da Unimontes, com a participação de todos gestores, coordenadores e chefias do HUCF.
HUMANIZAÇÃO
O superintendente do HUCF lembrou que, entre outras ações voltadas para a humanização, durante o ano de 2011, foi implantado na maternidade do hospital o método Canguru, que possibilita melhor assistência aos recém-nascidos a partir do maior vínculo com as mães. A assistência também foi melhorada através de projetos como o “Doutores do Riso”, “Escola Ciranda da Vida” e Grupo de Trabalho de Humanização (GTH). Foram implementadas outras medidas como o Programa Permanente de Educação de Enfermagem.
AMPLIAÇÃO
Durante o encontro, foram apresentados os projetos de ampliação do Hospital Universitário. Um deles é a construção do Bloco E, que vai concentrar os serviços de rouparia, lavanderia, manutenção e administração. Outra importante obra do HUCF que está em fase adiantada, é a construção da Casa da Gestante. Além disso, o superintendente José Otávio Braga Lima destacou as melhorias que serão feitas na estrutura do HUCF com recursos da ordem de R$ 3,3 milhões, liberados pelo Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde. Será implantada uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto com 10 leitos completos, juntamente com 14 leitos de enfermaria. Além disso, está prevista a aquisição de elevador e de equipamentos para lavanderia.