Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

HUCF promove solenidade de acolhida dos novos residentes médicos

O Hospital Universitário Clemente de Faria, da Unimontes, realizou na manhã desta quinta-feira (1º/3), a solenidade de acolhida dos novos residentes médicos para início das atividades em 2018. O evento é organizado pelo Programa de Residência Médica, com a participação dos médicos aprovados em processo seletivo, ao final de 2017, com 83 vagas em 10 especialidades. O reitor em exercício, professor Antonio Alvimar Souza, participou dos trabalhos.

No âmbito da Unimontes, o HUCF já formou cerca de 600 profissionais ao longo de 26 anos de atividades em residências médicas. Os números foram destacados na abertura da solenidade, em depoimento do coordenador dos programas de residência médica, professor Divino Urias Mendonça, ao exaltar a importância do aprendizado para o alcance de resultados pessoais e profissionais.

Confira

“O significado do trabalho de um residente é concreto. Aprender por meio da prática é o melhor modelo já implantado em todo o mundo. A responsabilidade, o compromisso e o empenho são de vocês, mas os frutos desse esforço serão percebidos em toda a sociedade”, afirmou o professor Divino Urias.

HOSPITAL-ESCOLA

Ao receber os novos residentes, o superintendente Otávio Braga ressaltou a qualidade do ensino na instituição. “Como hospital-escola, o HUCF pode e dever ser visto como a grande sala de aula na área da saúde na Unimontes. Atualmente, 1,1 mil alunos convivem com o ambiente hospitalar para a melhor formação profissional, o que reflete também na assistência prestada à população”, atesta.

Em mensagem aos residentes, o reitor em exercício da Unimontes, professor Antônio Alvimar Souza, desejou boas-vindas aos médicos e refletiu sobre o verdadeiro sentido do exercício da Medicina. “A arte de cuidar das pessoas é sublime, pois nos coloca próximos à função divina. É preciso aprimorar as habilidades e a inteligência para amenizar a dor e o sofrimento do outro”.

O professor Alvimar fez ainda um conselho: “Estudem, sejam profissionais humanos e competentes, pois a sociedade espera muito de vocês”, concluiu.