Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

HUCF inaugura obras e entrega equipamentos e novos serviços, com investimentos de R$ 21 milhões

Em solenidade realizada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), na manhã desta quarta-feira (13/6), foram inauguradas e entregues à comunidade diversas obras de ampliação e reforma das instalações físicas, serviços e equipamentos, voltados para garantir melhor assistência à saúde da população.

Vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o HUCF recebe investimentos da ordem de R$ 21 milhões na melhoria física e equipamentos, envolvendo recursos do Governo de Minas Gerais (R$ 16 milhões) e doações da ordem de R$ 5 milhões do Grupo Alfastar, do empresário Aloysio de Andrade Faria.

O evento foi presidido pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, ao lado do vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com as presenças de integrantes da gestão da Universidade, diretores, coordenadores e servidores do Hospital, autoridades e convidados, entre os quais o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Montes Claros, Joaquim Francisco de Lima, e representantes de outros hospitais da cidade. Também ocorreu a cerimônia de descerramento de placa de denominação do auditório do HUCF, que recebeu o nome de Auditório Sabedoria e Humildade “Robson Vieira Porto”, com as presenças de familiares do professor homenageado.

Foi inaugurado o elevador porta-maca panorâmico do prédio do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan). O equipamento custou cerca de R$ 2 milhões, assegurados pelo Governo do Estado. Foi entregue oficialmente à comunidade a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Adultos e Clínica Cirúrgica, que recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões, juntamente com o prédio do Bloco Administrativo do HUCF, também orçado em R$ 3,8 milhões.

Houve as inaugurações das obras de reforma da Clínica Médica (valor de R$ 1,2 milhão) e da implantação da nova área de saúde mental do Hospital Universitário, que recebeu investimentos de R$ 420 mil, viabilizados pelo Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG – Pró-Hosp.

O reitor João Canela destacou a importância dos investimentos e das melhorias realizadas no HU. “As obras, equipamentos e serviços resultam da dedicação da diretoria, corpo clínico e todos os servidores desta instituição, que trabalham de forma unida. Esse esforço propicia as condições para que o hospital possa dar continuidade ao seu trabalho assistencial, superando as dificuldades”, ressaltou o reitor, acrescentando que, atualmente, a Unimontes tem em andamento 35 obras de construção, implementadas com apoio do Governo do Estado.

Ele enalteceu os serviços implementados no HUCF, que são voltados para a humanização do atendimento, como o novo espaço da saúde mental – que conta com 12 leitos (seis masculino e seis feminino). “Com esse espaço, a saúde mental no HUCF é elevada à semelhança do atendimento em outras áreas, com um acolhimento mais humano”, afirmou o professor João Canela.

MAIOR CAPACIDADE

O superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, lembrou que os investimentos têm como objetivo a melhoria da capacidade de atendimento HUCF, que oferece assistência gratuita, bancada pelo Sistema Único de Saúde, com a grande maioria de sua clientela formada por pacientes de baixa renda de todo Norte de Minas.

Ele frisou que os cerca de R$ 21 milhões aplicados no HUCF contemplam também a informatização e digitalização do serviços prestados à população, a aquisição e a implantação de modernos equipamentos. Um deles é um tomógrafo, que está em fase de instalação e que deverá entrar em funcionamento dentro de dois meses.

Além disso, pontuou o superintendente, são fortalecidas as atividades de ensino do HUCF na formação e na capacitação de profissionais da área de saúde. “Hoje, o Hospital Universitário é uma grande escola de saúde. A nossa instituição conta com mais de 1,1 mil alunos em cursos de graduação, mestrado e doutorado da área de saúde”, observou.

O superintendente ressaltou, ainda, que os investimentos viabilizados pelo Governo do Estado e pelo Grupo Alfastar garantem o reforço das ações estruturantes do HUCF. “Com isso, o HU avança cada vez mais. E avança com qualidade”, concluiu Otavio Braga.