Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

HUCF é beneficiado com bolsas de Residência Médica voltadas para melhoria do SUS

HUCF receberá 18 bolsas de residência médica (Foto: Alex Sezko)

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), teve aprovada em edital do Ministério da Educação/Ministério da Saúde a concessão do pagamento de 18 bolsas para o custeio em seis programas de residência médica. A meta do Governo Federal é ampliar a formação de profissionais para atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O HUCF concorreu em edital lançado pelo MEC/MS em nível nacional no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (“Pró-Residência”). O principal objetivo da iniciativa é favorecer a formação de profissionais em especialidades e regiões prioritárias, “definidas em comum acordo com os gestores do SUS”. O Hospital da Unimontes é o único da região que tem seu atendimento 100% custeado pelo Sistema Único de Saúde.

NOVA RESIDÊNCIA

A novidade na proposta apresentada pela Universidade fica por conta da implantação da residência médica em “Ortopedia e Traumatologia”, que será oferecida no HUCF. As 18 bolsas contempladas no edital do MEC/MS serão preenchidas nas áreas de Cirurgia Geral (3), Clínica Médica (5), Neonatalogia (1), Pediatria (5), Psiquiatria (2) e Ortopedia e Traumatologia (2). Os cursos têm duração entre dois e três anos.

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico do HUCF, Cássio André de Souza Vieira, destaca que a aprovação dos cursos no edital lançado pelo MEC/MS representa uma grande conquista. “A aprovação da concessão das bolsas para os programas de residência médica resultam do esforço de uma equipe que tem trabalhado com dedicação e compromisso na garantia de importantes conquistas para contribuir com o desenvolvimento acadêmico da instituição, assim como a comunidade assistida”, assegura o diretor.

O superintendente do Hospital Universitário Clemente de Faria, José Otávio Braga Lima, informa que, a partir do ano de 2012, os residentes receberão o recurso da bolsa diretamente do MS/MEC. “Do ponto de vista da Instituição a vantagem será a possibilidade de reverter para a assistência à saúde os recursos anteriormente aplicados na formação dos especialistas”, explica.

PROGRAMAS

O hospital da Unimontes possui, atualmente, 58 residentes nas áreas de Pediatria, Clínica Médica, Obstetrícia/Ginecologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Geriatria, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Neonatologia e Medicina da Família e Comunidade, além de cursos de especialização para enfermeiros e cirurgiões-dentistas. Ainda neste semestre, será implantada a primeira Residência Médica em Urgência e Emergência de Minas Gerais, viabilizada a partir de convênio firmado entre a Unimontes e a Secretaria de Estado da Saúde.