O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), passa por um processo de acreditação, que tem como objetivo a melhoria da assistência. Como parte integrante dos trabalhos, aconteceu a apresentação do relatório de auditoria interna realizada na unidade, conforme o Manual Brasileiro de Acreditação, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
Na auditoria, foi verificada in loco a infraestrutura física e funcional do HUCF, sendo analisados também os processos de capacitação e qualificação dos servidores e a assistência oferecida aos pacientes. A avaliação foi realizada no período de 13 a 30 de maio.
O trabalho contou com a participação de 14 auditores, que avaliaram as ações dos diferentes setores do Hospital Universitário. Ao todo, foram observadas 51 áreas administrativas e assistenciais, considerando os recursos tecnológicos, equipamentos disponíveis e práticas adotadas. Também foram realizadas entrevistas com os servidores.
O superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima, destaca a importância da acreditação, lembrando que, a partir de agora, o HUCF terá auditorias internas de quatro em quatro meses. “Com esse processo, buscamos oferecer aos nossos usuários mais segurança em relação à qualidade dos serviços e da assistência oferecida pelo hospital”, afirma o superintendente.
O que é
A Organização Nacional de Acreditação é uma entidade privada, sem finalidade econômica e com interesse coletivo. Tem como principal objetivo a implementação em nível nacional de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à saúde, estimulando todos os serviços a atingirem padrões mais elevados de qualidade.
O Hospital Universitário Clemente de Faria avalia seus processos, em busca do Nível I da Acreditação, que tem como princípio a segurança na assistência.