Oswaldo Cruz e MS constatam avanços em ações voltadas para a segurança do paciente e processos de assistência aos usuários do SUS
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu no início deste mês nova visita técnica de representantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do projeto de Reestruturação dos Hospitais Públicos (RHP), triênio 2021/2023.
Na ocasião, os avanços e as ações de melhorias que estão sendo implantadas no HUCF pela atual gestão foram elogiados pela equipe técnica do HAOC e MS. O HUCF é um dos quatro hospitais de Montes Claros que integram o RPH, e o único 100% SUS que faz parte do programa na cidade.
A visita contou com representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), um dos maiores centros hospitalares da América Latina, com sede em São Paulo/SP, bem como do Ministério da Saúde (MS).
Programa RHP – O programa RHP potencializa os processos de assistência e oferece uma saúde de qualidade em tempo hábil para a população, além de desenvolver melhorias nas unidades hospitalares.
Durante dois dias, a equipe do Hospital Oswaldo Cruz e do Ministério da Saúde visitou os mais diversos setores do HUCF, como o Serviço de Nutrição e Dietética (SND), a CTI Adulto, Pediatria, Farmácia, Maternidade, Bloco Obstétrico, Bloco Cirúrgico, a Central de Materiais e Esterilização (CME), entre outros. O objetivo é a certificação dos processos que foram implantados, conforme Projeto RHP, que tem foco no Núcleo de Segurança do Paciente (NSP).
“É importante ressaltar que essas auditorias do RHP são extremamente técnicas e fundamentais dentro desta ótica de melhoria da assistência aos nossos usuários do SUS. Receber este reconhecimento pelos esforços e objetivos alcançados nos deixa em êxtase, com a certeza que estamos no caminho certo. Agradeço a todos os gestores e servidores que contribuem para o sucesso do RHP dentro do HUCF. Temos certeza que o produto final será a melhoria em nossos processos e na assistência”, ressalta a superintendente do HUCF, a enfermeira Príscilla Menezes, ao destacar a participação e engajamento das equipes do HUCF.
PROADI – O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) acontece desde 2009 e faz parte do apoio ao desenvolvimento institucional do SUS, por meio da parceria e aporte financeiro do Ministério da Saúde e execução do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. O PROADI-SUS é voltado para o aperfeiçoamento e melhorias de protocolos, que conhece in loco os processos internos já existentes dentro das unidades selecionadas e os seus processos administrativos e de assistência à população, contribuindo para a melhoria destes processos e beneficiando os usuários do SUS.
O projeto dará assistência e suporte em 18 hospitais do Brasil, sendo cinco em Minas, os quais quatro deles em Montes Claros. A proposta é trabalhar os processos de assistência e gestão, baseados no consumo consciente de recursos, medicamentos, melhorias de desfechos clínicos, construções e modernização de protocolos, de sepse, farmacoeconomia, cuidados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com foco no fluxo do paciente cirúrgico.