Conteúdo do Site Antigo

HUCF aperfeiçoa técnicas cirúrgicas por videolaparoscopia

By DTI

March 15, 2014

Cerca de 20 cirurgiões, de várias especialidades, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) participaram na última sexta-feira (14/03) do primeiro curso de Endosutura. Trata-se de um aperfeiçoamento em cirurgia videolaparoscópica, ou endosutura, direcionada a médicos cirurgiões da unidade. O treinamento faz parte de um programa de aperfeiçoamento coordenado pelo diretor de Desenvolvimento Acadêmico e professor, Cássio André de Souza Vieira, e pelo coordenador do Serviço de Videocirurgia, professor Juliano Silva.

Salas do Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (Caetan) foram utilizadas para realizar o tratamento, minimamente invasivo estabelecido e utilizado nos principais centros médicos do país e do mundo. “Na videolaparoscopia a realização de procedimentos cirúrgicos ocorre por meio de incisões pequenas, de 5mm e de 10 mm. Em vez de utilizar os grandes cortes realizados nas cirurgias convencionais, a técnica possibilita melhora do efeito estético da operação”, detalha o professor Juliano Silva, que acompanhou médicos e residentes do HU.

Como funciona – Ministrado pelo médico belo-horizontino Pedro Romanelli, o curso conta com a parceira das empresas GJO e ETHICOM Jonhson e Jonhson, que colocou os equipamentos e softwares a disposição dos profissionais para treinamento e manipulação.

Romanelli lembra que a primeira videocirurgia foi feita em 1983, na França. De lá para cá, “várias países com uma série de outras especialidades já utilizam o método, que proporciona menos sangramento e menos dor ao paciente”.

Parte dos exercícios é fundamentada em teoria, exposições e casos médicos. No segundo momento, os cirurgiões usam simuladores computacionais que criam interação entre o médico e os instrumentos cirúrgicos, que são interligados a micro câmeras introduzidas por pequenas aberturas que ampliam a visão e permitem cirurgias mais precisas.

“Já vi amostras dessa técnica em congressos e palestras, e nada substitui a oportunidade de manusear os instrumentos cirúrgicos, aliando as habilidades com carga teórica”, explica o residente do HU, Saulo Emanuel. O Serviço de Videocirurgia do HUCF conta com equipamentos de alta qualidade e já realiza cirurgias de colecistectomia por vídeo há mais de quatro anos. É o único serviço da região que oferece essa cirurgia gratuitamente pelo SUS. Para se ter ideia, 90% das cirurgias de vesícula do HU são realizadas via vídeo.

Uma das vantagens da videocirurgia é o menor índice de infecção, devido à baixa exposição dos tecidos, manobras mais delicadas e menor tempo de permanência hospitalar. . “O objetivo é que em breve possamos capacitar não só os profissionais do HUCF, mas profissionais de outras instituições hospitalares de Montes Claros-MG e reigão, tornando o HUCF em um Centro de Treinamento em Videocirurgia”, prospecta Juliano Silva.