Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

HUCF anuncia vencedora do Concurso Cultural em “Controle de Infecção Hospitalar”

Premiação às duas primeiras colocadas foi entregue na tarde dessa segunda-feira

link na Tenda da Saúde do HUCF (Andréa Fróes)” class=”caption” style=”margin-right: 10px; float: left;” />O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) – Unimontes – divulgou neste início de semana, os nomes dos vencedores do 1 º Concurso Cultural comemorativo ao Dia Mundial do Controle de Infecção Hospitalar. A solenidade de entrega teve a participação do superintendente José Otávio Braga Lima e do diretor administrativo Márcio Veloso.

A servidora técnico-administrativa Seleide Oliveira, do Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Ambiente Hospitalar (Nuveh), foi a grande vencedora com a frase “As linhas da vida expressas na sua mão devem ser sempre bem lavadas para evitar infecção!”. O primeiro prêmio, entregue nessa segunda-feira, foi uma bicicleta.

“Usei a criatividade para ganhar. Sou nutricionista e já ganhei outros concursos, mas de frase como este é o primeiro. Estou muito feliz”, disse Seleide. O segundo ligar foi conquistado por Eliane Silva, servidora da Maternidade “Maria Barbosa”, com a frase “Vamos conscientizar que a água temos que economizar, mas as nossas mãos não devemos deixar de lavar!”. Como prêmio, ela recebeu uma cesta com chocolates.

Segundo Ana Paula Ferreira Maciel, enfermeira do SCIH, o concurso de frases recebeu 46 inscritos. “A seleção foi complicada. Recebemos frases muito boas; de peso. O concurso mobilizou grande parte do Hospital. Isso é importante, pois queremos sensibilizar todos os servidores sobre a importância em lavar as mãos”, garante

A médica infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Cláudia Biscotto, acredita que o objetivo foi cumprido. “Disseminamos o quão é importante a lavagem das mãos no controle da infecção hospitalar. Com o concurso valorizamos o servidor, estimulamos e motivamos para quem usassem a criatividade”, pontuou a especialista.

Cada frase foi avaliada em vários quesitos: “criatividade, originalidade, adequação dos recursos poéticos e lingüísticos e adequação ao tema”.

PARCEIRA – A bicicleta entregue à vencedora foi doada pela empresa Mastec Cartuchos. O Diretor Welber Parrela afirmou que a doação faz parte das ações sociais que a empresa desenvolve. “Uma ação que pode ajudar também na saúde do servidor. A bicicleta pode ser um meio de transporte, mas também uma grande ajuda na prática de atividades físicas”, descreve.

SCIH – No âmbito do Hospital a Unimontes, o SCIH realiza atividades de vigilância epidemiológica e microbiológica, investigações e controle de surtos, monitoramento do uso de antimicrobianos e acompanhamento dos profissionais vítimas de acidentes com material biológico.