O Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu, na quarta-feira (22/03), uma equipe do Hospital Municipal de Januária para uma visita técnica. O objetivo da visita foi conhecer o Posto de Coleta de Leite Humano do HU – Unimontes, visando trocar experiências para implementar o serviço no hospital da cidade ribeirinha.
A equipe do Hospital de Januária foi formada pelo Diretor Administrativo, Hermógenes Junio Pedreira Rodrigues, pela auxiliar administrativa Adenise dos Santos Oliveira e pelo fonoaudiólogo Wallison Rodrigues Gonçalves. A comitiva januarense foi recebida pela Gerente de Enfermagem da Maternidade do HU – Unimontes, Bárbara Cerqueira Santos Lopes e pela enfermeira da Maternidade, Veronica Isabel Veloso Fonseca Antunes.
“O Posto de Coleta do HU – Unimontes tem papel fundamental para dar assistência aos recém-nascidos. É referência num serviço que pode ajudar muitas pessoas. Ficamos felizes em poder trocar experiências com nossos colegas da área da saúde para poder beneficiar ainda mais pessoas”, afirmou Bárbara Cerqueira.
“O aleitamento materno é considerado o maior elo entre a mãe e o bebê, sendo um vínculo natural de afeto, proteção e nutrição para a criança, principalmente, em seus primeiros meses de vida”, completa a gerente da maternidade.
O Hospital da Unimontes integra a Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), iniciativa do Ministério da Saúde que consiste em uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações envolvem coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.
A rBLH-BR reúne 222 bancos de leite humano, presentes em todos os estados brasileiros, com 217 postos de coleta. Com essa estrutura de atendimento, destaca o Ministério da Saúde, “o Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar estratégias que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia”.
O HU – Unimontes é voltado ao atendimento 100% gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz parte de uma rede de 301 hospitais com o título “Amigo da Criança”, que promovem 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. O posto de coleta do HU – Unimontes é um dos 222 bancos de leite cadastrados no sistema nacional do SUS.
“Há alguns anos trabalho no Posto de Coleta de Leite Humano. É muito gratificante ajudar as mães nos primeiros passos do aleitamento, desde colocar o bebê no seio materno a realizar os cuidados com as mamas. Muitas mães não têm experiência e esquecem de cuidar e amamentar os recém-nascidos. Existe uma técnica correta neste processo, que ajuda a mãe e o bebê. Essa é uma das nossas atribuições: ajudar as mamães neste momento tão especial”, disse a servidora Osvaldina Gonçalves Siqueira de Souza que também acompanhou a visita técnica.
O aleitamento materno ajuda na redução da morbimortalidade infantil, capaz de reduzir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde (MS).Serviço
Quem quiser se tornar doadora do Posto de Coleta de Leite Humano do HU Unimontes pode entrar em contato pelos telefones (38) 3224-8314 ou (38) 3224-8329.
O trabalho de coleta também é efetuado nas residências das doadoras. Basta ligar pelo mesmo contato, informar o desejo de doação e o hospital enviará uma equipe técnica para realizar a coleta.