Notícias

HU Unimontes realiza apresentação do Núcleo de Qualidade da Assistência à Saúde Bucal (NQASB) para SES-MG e hospitais mineiros

By Ascom Unimontes

April 04, 2023

Nesta terça-feira (04/04), aconteceu apresentação do Núcleo de Qualidade da Assistência à Saúde Bucal (NQASB) do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) para hospitais mineiros e representantes da Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais (SES-MG). A transmissão do evento foi virtual e presencial, no auditório do HU e contou com representantes dos hospitais mineiros, profissionais da área, membros do núcleo e demais inscritos.

O motivo principal da apresentação foi demonstrar para o público quais foram as atividades realizadas, objetivos e resultados alcançados pela implementação das atividades de higiene bucal em pacientes internados no HU. O evento foi organizado pela coordenação do Núcleo e pela Superintendência do Hospital Universitário (HU – Unimontes).

Estiveram presentes na reunião o Diretor de Desenvolvimento Acadêmico da Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; o gerente de Qualidade, Tadeu Nunes Ferreira; a chefe do departamento da Odontologia da Unimontes, Marinilza Soares Mota Sales; a coordenadora do NQASB – HU, Zélia Martins Pereira; as professoras do curso de Odontologia Milene Aparecida Torres Saar Martins e Carolina de Castro Oliveira; a enfermeira do controle de infecção do HU, Carla Christiane Freitas Oliveira; a enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Jane Tolentino Barbosa; a técnica em saúde bucal do HU, Clarice Aparecida Soares Aguiar; e a médica da Santa Casa de Montes Claros, Agda Silene Leite e Carvalho.

“O núcleo tem como importância o reconhecimento sobre ações voltadas à saúde bucal, prevenindo a pneumonia. Além disso, é um cuidado com a vida do paciente e com o bem-estar do mesmo. Com essa apresentação de hoje, a nossa intenção é que seja iniciada e reclassificada a Odontologia Hospitalar aqui dentro do HU”.

“Percebemos que já houve uma melhoria, os técnicos foram todos capacitados, os enfermeiros e fisioterapeutas também, para que eles deem as orientações de cuidados com a saúde bucal dos internados para as suas equipes, para os pacientes e para os acompanhantes”, afirmou a professora de Odontologia Carla Christiane, membro permanente do NQASB – HU.

Os membros do NQASB explicaram sobre a atuação de cada um e sobre a importância da higiene bucal, enfatizando que, através da implementação dos hábitos de escovação, umidificação dos lábios e limpeza da região bucal dos pacientes internados nos leitos de UTI do HU, houve diminuição significativa dos casos de pneumonia e de óbitos e que o resultado mais importante, auferido pelas ações do núcleo, foi a redução do número de casos de Pneumonias Associadas à Ventilação Mecânica (PAV).

“Fazendo a higiene bucal, notamos a ocorrência de diminuição das PAV e do número de óbitos ocasionados por elas. Essa atividade pode parecer simples, mas, no caso dos pacientes internados, é de suma importância para evitar o acúmulo de bactérias no trato bucal e esofágico dos mesmos. Além disso, do ponto de vista da pessoa atendida e do hospital, os hábitos de higiene fazem com que os pacientes fiquem internados por menos tempo, liberando-o mais cedo e o hospital também ganha com isso”, pontuou Zélia Martins.

Finalizando a exposição do núcleo, foi aberto um espaço para que os participantes se manifestassem e expusessem suas considerações, dúvidas e vivências do dia a dia em seus respectivos hospitais.

O representante da Santa Casa de Piumhi, cidade no centro-oeste mineiro, Wilson Goulart, foi um dos participantes. “Achei a apresentação excelente! Pude coletar diversas ideias para aplicar aqui dentro, da nossa realidade. Temos uma boa parceria com a equipe bucal do município, além das planilhas de controle e parcerias para os kits que vamos aderir. Obrigado por compartilhar as experiências”.

O Diretor de Desenvolvimento Acadêmico, Henrique Andrade Barbosa colocou a gestão do hospital à disposição do núcleo, enfatizando o objetivo de aproximar as atividades desenvolvidas à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, através da implementação de projetos para busca de recursos junto às agências fomentadoras do Estado de Minas e da União.

“A Unimontes tem se destacado no âmbito estadual no desenvolvimento de projetos inovadores, vamos fortalecer os nossos braços e buscar recursos via projetos de pesquisa para obtermos novas fontes de financiamento para o NQASB e para os demais trabalhos aplicados no HU”, finalizou o diretor.

NQASB – HUCF

O Núcleo de Qualidade da Atenção à Saúde Bucal para Pacientes Internados – NQASB foi implantado em julho de 2022 sendo um indicador para os hospitais do Módulo Valor em Saúde, criado dentro da política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Valora Minas, e que tem como objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira.

O NQASB Mantem efetivamente atividades de assistência nos leitos, ensino e prática, com projetos de extensão que acontecem também semanalmente na Clínica Pediátrica e Maternidade, além de outros e assistência odontológica às demandas médicas prescritas, solicitadas, através do Atendimento ambulatorial no Centro “Mais Vida” de Referência em Assistência à Saúde do Idoso (Crasi), acadêmicos e por profissionais da graduação.

O NQASB, implantou os protocolos de Higiene Oral para os pacientes internados ( Conscientes, inconscientes, intubados, pediátricos, colaborativos, não colaborativos) conforme preconiza a assistência nos hospitais (PHBH), visando o controle do biofilme presente na cavidade bucal, e, a redução das pneumonias adquiridas, além de identificação de patologias, lesões, necessidades básicas, remoção de aparelhos ortodônticos, redução do tempo de internação, da mortalidade e, consequentemente, dos custos dessas internações com pretensão de no futuro, avançar para o NQASB para Odontologia Hospitalar.

O Hospital Universitário (HU) Unimontes dedica 100% da sua capacidade instalada para o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), se destacando pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focalizando no cuidado com as pessoas e no atendimento humanizado, priorizando qualidade na assistência aos usuários.