Notícias

HU Unimontes comemora dois anos de serviço de cuidados com saúde bucal dos internados. “iniciativa é modelo para outros hospitais”, afirma reitor

By Ascom Unimontes

August 16, 2024

O Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros, teve um momento festivo nesta sexta-feira (16/08), comemorando os bons resultados de um serviço que garante a melhor assistência aos pacientes internados. Foram comemorados os dois anos dos Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal para Pacientes Internados (NQSB).

A solenidade, realizada no auditório do hospital, contou com a presença do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com a coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde, Jacqueline Silva, e da secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta. Contou ainda com a participação de Mirna Rodrigues Costa Guimarães, integrante dos Grupos Condutores das Redes de Urgência e Emergência, Saúde da Pessoa com Deficiência e Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde; e do superintendente do Hospital Universitário, Iuri Mota Simões.

Na oportunidade, o professor Wagner de Paulo Santiago, destacou a relevância do Núcleo de Saúde Bucal nos cuidados com os pacientes internados. “Temos aqui um serviço inovador na humanização e na melhoria da assistência aos pacientes internados. Foi um serviço que, a partir de uma ideia, começou pequeno e cresceu. Hoje, a iniciativa serve como modelo, seguida por outros hospitais do estado”, afirmou o reitor da Unimontes.

A coordenadora do Núcleo Núcleo de Qualidade da Saúde Bucal para Pacientes Internados, a cirurgiã-dentista Zélia Martins Pereira, enalteceu os bons resultados do serviço, implantado no Hospital Universitário em 2022. “Temos muito a comemorar o nosso serviço mostra que as políticas públicas estão dando certo”, avalia Zélia Martins.

De janeiro a julho deste ano, foram realizados realizados 15.624 procedimentos de higienização e distribuídos, gratuitamente, 590 kits de higiene pessoal para os pacientes internados.

A coordenadora ressaltou que, ao longo de dois anos, foram vários desafios superados e avanços alcançados pelo NQSB). O hospital conta com 12 residentes do Programa de Residência em Saúda da Família. Duas vezes por semana, eles atuam em plantões presenciais no Hospital Universitário, realizando o atendimento gratuita aos pacientes internados.

Zélia Martins destaca que o NQSB cumpre seus principais objetivos: a redução das pneumonias em pacientes intubados, a diminuição de óbitos, bem como a redução do tempo das internações e dos custo das internações. Em setembro próximo, anuncia, o Hospital da Unimontes vai ampliar a assistência odontológica, com a implantação de um atendimento voltado para pacientes especiais.

Ainda durante o evento a secretária municipal de Saúde de Montes Claros, Dulce Pimenta, destacou a importância do cuidado com a saúde bucal oferecido pelo Hospital da Unimontes junto aos pacientes internados. Ela lembrou que o Hospital Universitário Clemente de Faria é a única unidade hospitalar de Montes Claros que oferece atendimento gratuito, 100% por conta do Sistema Único de Saúde (SUS).

“O Hospital Universitário atende muito além de sua capacidade. Falo isso para o Governo do Estado: nós temos que investir no HU por causa do potencial hospital, principalmente, de recursos humanos”, afirmou Dulce Pimenta, enfatizando que o Hospital da Unimontes serve como exemplo toda a rede de hospitais conveniados ao SUS na macrorregião do Norte de Minas.

Palestras e atividades gratuitas.

A comemoração dos dois anos do Núcleo de Saúde Bucal do HU Unimontes foi marcada ainda palestras sobre cuidados com a saúde diversas atividades voltadas gratuitamente para pacientes internados e visitantes.

No pátio do hospital, aconteceram desenvolvidas atividades interativas com os pacientes internados e visitantes, com ações voltadas aos cuidados com a saúde. Entre as atrações, foram realizados o Big Fone”, com brindes de profilaxia, e a “Patrulha da Alegria”, dedicada a proporcionar momentos de diversão para os pacientes.

Foram montadas tendas de saúde, oferecendo orientações e serviços variados, como auriculoterapia (técnica derivada da acupuntura, que faz pressão em pontos específicos da orelha para tratar e diagnosticar diversos problemas físicos) e cortes de cabelo.