Na manhã desta sexta-feira (14/04), o Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebeu a visita da deputada federal Célia Xacriabá. Ela foi recebida pelo reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, juntamente com o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha, e o Superintendente do Hospital Universitário, professor Carlos Eduardo Mendes D’Angelis.
A deputada Célia Xacriabá participou de reunião na Superintendência do Hospital. Na oportunidade, foram abordados assuntos de interesse da população nas áreas de educação, cultura e saúde para atendimento através do Programa de Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas (IAE – PI).
“Recebemos a deputada Célia Xakriabá com muita satisfação. Vimos que a parlamentar se preocupa com o desenvolvimento da região e, assim como a Unimontes, tem buscado parcerias e recursos para melhorar o atendimento à população”, afirmou o reitor Wagner de Paulo Santiago.
A deputada federal Célia Xakriabá destacou que a visita teve como principal objetivo abrir um diálogo e estreitar laços com a direção do Hospital Universitário e com a gestão superior da Universidade.
“Quero estar mais próxima da população para poder ajudar e buscar soluções para os problemas, principalmente, nas áreas de educação e saúde. Conhecendo melhor a nova gestão da Unimontes, que presta assistência para a população do Norte de Minas até o Sul da Bahia, vejo uma possibilidade de fomentar parcerias para o atendimento e desenvolvimento também dos povos indígenas desta região”, disse a deputada.
O reitor Wagner Santiago ressaltou ainda que a Universidade tem buscado parcerias com todos os segmentos e lideranças da comunidade e, principalmente, com a classe política na busca de recursos para solução dos entraves e para a melhoria da assistência à saúde. “Temos buscado parcerias e enxergamos a possibilidade de que as emendas da deputada Célia Xakriabá para a área da saúde poderão ser destinadas ao nosso hospital”, pontuou.
“O nosso objetivo é cuidar bem da saúde e do atendimento adequado aos povos indígenas tanto no Hospital Universitário como na Unimontes, onde oferecemos cursos de pós-graduação, uma vez que a lei estadual destina vagas específicas para os povos indígenas. Queremos ampliar o acesso para que os indígenas possam participar mais, fazendo também o mestrado e doutorado”, disse o reitor.
Após a reunião, a deputada realizou visita ao Centro do Idoso (Crasi) e ao Pronto Socorro do Hospital Universitário. “É importante estar aqui e ver de perto como as pessoas são cuidadas com carinho e respeito. Quando vejo o tratamento dos idosos aqui me lembro do meu avô, que tem 81 anos, e também de que é preciso oferecer assistência humanizada a todos. O Hospital tem dado o atendimento digno a essas pessoas sendo 100% SUS e é nosso papel como parlamentar incentivar e ajudar para que esse tipo de atendimento continue e seja levado a todos”, concluiu a deputada.
Também presentes na reunião o diretor de Desenvolvimento Acadêmico da Unimontes, Henrique Andrade Barbosa; a diretora de Enfermagem do HU, Suelen Santos Ferreira; o coordenador Casai de Montes Claros, Leandro Silva Pereira; o membro do Conselho Municipal de Saúde, Zeferino da Silva Leal e o representante da Arquidiocese Metropolitana de Montes Claros e responsável pela Pastoral da Saúde, padre Sérgio Silva Rocha.
Está entre as propostas da reitoria levar os programas de extensão universitária aos territórios dos povos indígenas e tradicionais em sua área de atuação e de parcerias com a deputada Célia Xacriabá.