Conteúdo do Site Antigo

Hospital Universitário recepciona novos residentes

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

March 01, 2019

 Os residentes médicos que iniciam as atividades no primeiro semestre de 2019 foram recepcionados em evento, na manhã desta sexta-feira (1º/3), pela coordenação dos Programas de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF/Unimontes). São 87 profissionais de 10 especialidades, que foram aprovados em processo seletivo realizado ao fim de 2018.

À tarde, a partir das 14 horas, o HUCF recepcionará mais 45 profissionais dos programas de residência nas áreas de Enfermagem Obstétrica, Saúde da Mulher, Enfermagem, Psicologia e Odontologia.

Na abertura do evento, o coordenador das residências médicas, professor Divino Urias Mendonça, exaltou a importância do compromisso de cada profissional durante o processo de aprendizado. Segundo ele, a recepção é estratégica, como uma espécie de acolhida aos novos residentes para apresentar as diretrizes, cronograma de atividades e, ainda, oferecer todas as informações relativas aos cursos de residência, além das normas, regimentos e demais dados que vão nortear a atuação no âmbito das residências pelos próximos dois anos.

“É um honra que o HUCF seja escolhido para completar a formação destes profissionais. A residência exige esforço, dedicação e trabalho”, explicou Divino.

CHAMAMENTO

O reitor da Unimontes Antonio Alvimar Souza, ao se dirigir aos residentes, fez um chamamento para uma reflexão a respeito das mudanças ocorridas na sociedade, sobre as dificuldades encontradas no mercado de trabalho e a importância do papel de cada profissional em relação à saúde pública.

“A partir de agora, vocês ingressam como residentes numa instituição pública, com carências e dificuldades. Como hospital-escola, o HU possui profissionais compromissados com as pessoas, diariamente, a maioria delas ainda sofridas e vulneráveis e que necessitam ser acolhidas de forma humana”, concluiu.

Ao cumprimentar os novos residentes, a superintendente do Hospital da Unimontes, Príscilla Izabella Fonseca de Menezes, ressaltou a importância da instituição como hospital de ensino, com atendimento 100% via SUS, com abrangência em 86 municípios da região.

“Importante ressaltar esta vontade dos médicos em ampliar a formação profissional no segmento da saúde pública. Com toda a nossa equipe, vocês se aperfeiçoarão como profissionais e pessoas. Gostaria de convocá-los para que sejam parceiros na melhoria dos processos e serviços voltados para a população”.

SAÚDE PÚBLICA

Presente ao evento como representante do Município, a secretária de Saúde, Dulce Pimenta Gonçalves, destacou a importância das residências do HUCF para a formação de profissionais, especialmente com vocação para o SUS. “Agradeço a Unimontes pela qualidade dos seus programas de formação na área de saúde e pela comprovada qualificação profissional de seus residentes. A expectativa é que tenhamos mais pessoas atuando na saúde pública do município e de toda região”.