O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) iniciou treinamento para aprimorar os processos corretos de identificação dos pacientes é um dos principais passos para uma assistência segura. A capacitação envolve enfermeiros, técnicos, auxiliares de Enfermagem e recepcionistas do HUCF que irão cumprir uma agenda de treinamento com foco em temas como gerenciamento de riscos no ambiente hospitalar, além das diretrizes para identificação segura do Paciente. O treinamento iniciou nesta segunda (18) e termina na quarta-feira (20/1).
Denominado ”Protocolo de Identificação do Paciente”, o treinamento prevê aulas teóricas, expositivas e discussão em grupo. O trabalho é coordenado pela enfermeira Ana Paula Vieira da Silva Nunes, profissional graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), especialista em Terapia Intensiva, Assistência hospitalar, Gestão de Saúde e Gestão da Clínica.
O objetivo da ação é minimizar a ocorrência de eventos indesejáveis relacionados à ausência e/ou identificação inadequada dos pacientes. A iniciativa está alinhada às diretrizes definidas pela Gestão de Pessoas e Escritório de Qualidade.
“Este é o primeiro evento para os profissionais de Enfermagem do HUCF em 2016. Trata-se de uma proposta de capacitação da equipe de Enfermagem nos protocolos de maior relevância e impacto na assistência. Estes eventos serão realizados mensalmente, conforme cronograma previamente estruturado, em parceria com o Centro de Ensino e Pesquisa em Enfermagem (CEPEN)”, informou Fernanda Marinela, Coordenadora de Enfermagem do HUCF.
Para Carla Silvana de Oliveira Silva, enfermeira e coordenadora da Comissão de Educação Permanente de Enfermagem do HUCF, esta capacitação visa ainda disseminar e assegurar a implantação das diretrizes para identificação segura e correta dos pacientes internados no Hospital Universitário.
SERVIÇO
TreinamentoProtocolo de Identificação do PacienteDatas: 18,19 e 20 de janeiroHorário: 16 horasLocal: Auditório do HUCF (Sabedoria e Humildade)Informações: (38) 3224-8360