O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, é pioneiro entre as instituições de saúde do Norte de Minas na oferta da Residência em Enfermagem Obstétrica. Com atividades desde a primeira semana de março, a primeira turma conta com quatro residentes, com previsão de atividades pelos próximos dois anos.
Um dos diferenciais do curso está na habilitação dos residentes para assistência em partos normais. Quem explica é o coordenador da Residência em Enfermagem Obstétrica, Cristiano Leonardo de Oliveira Dias: “serão realizados partos somente em gestantes de baixo risco, com acompanhamento por parte dos residentes desde o momento da chegada da mulher ao HUCF até o nascimento do bebê, com qualidade e humanização”.
Segundo ele, a modalidade de residência qualifica o enfermeiro profissional para a prestação de assistência direta ao pré-natal, trabalho de parto, parto e assistência ao recém-nascido.
O primeiro parto assistido no âmbito do curso foi realizado no último dia seis, pela residente Sara Rodrigues, com supervisão das preceptoras Sibylle Vogt e Diana Matos. O procedimento seguiu todas as recomendações preconizadas pelo Ministério da Saúde para as boas práticas no parto normal e assistência humanizada.
Especialização – As Residências em Enfermagem são cursos de pós-graduação que objetivam o treinamento em serviço, de forma a articular o conhecimento teórico e a ação de cuidado, qualificando profissionais a partir da realidade prática.
A Universidade Estadual de Montes Claros desenvolve programas de Residência Multiprofissional em Saúde há 17 anos, com mais de 200 profissionais titulados nas áreas de Enfermagem, Odontologia, Psicologia, Farmácia e Serviço Social.