O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que integra a estrutura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), realiza nesta quarta-feira (21), às 10 horas, evento para divulgar as principais ações e avanços obtidos pela instituição em 2011, através da apresentação do Relatório de Atividades do HUCF 2011. O HUCF presta assistência gratuita à população do Norte de Minas, bancada exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Participam do encontro no auditório “Sabedoria e Humildade”, do próprio HUCF, o reitor da Unimontes, João dos Reis Canela, pró-reitores e representantes de toda a gestão do HUCF, juntamente com servidores, professores, acadêmicos e convidados.
“O objetivo do evento é socializar com toda comunidade as informações a respeito dos nossos serviços e avanços ocorridos em 2011”, afirma o superintendente do Hospital Universitário, José Otávio Braga Lima. “O ano de 2011 foi extremamente positivo para o hospital, pois, conseguimos elevar em 20% os serviços prestados à população”, afirma. Ele destaca que a unidade atingiu o total de 493.741 procedimentos durante o ano.
Ainda durante o evento também serão detalhadas as metas e os projetos de ampliação do Hospital Universitário, viabilizados com recursos da ordem de R$ 3,3 milhões, liberados pelo Governo de Minas, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde. Entre outras obras, haverá a implantação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto com 10 leitos completos e a aquisição de elevador e equipamentos para lavanderia, além de mais 14 leitos de enfermaria.
ESTRUTURA DO HOSPITAL
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) é certificado como hospital de ensino pelo MEC. Possui 171 leitos hospitalares e 10 leitos de internação domiciliária (HU em Casa). Devido à qualidade da assistência oferecida, é detentor dos títulos de Hospital Amigo da Criança; Maternidade Segura e do Prêmio Galba de Araújo.
O HUCF é referência para o atendimento aos portadores de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s); aos casos de tuberculose; à gestante de alto risco; aos casos de mordeduras de cães, gatos e outros animais; aos acidentes causados por animais peçonhentos; às vítimas de violência sexual e intrafamiliar; e aos pacientes com problemas mentais. Conta com o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, voltado para o atendimento aos idosos frágeis e inserido no Programa Mais Vida, um dos projetos estruturadores do Governo do Estado.
Além disso, a unidade conta com o HU em Casa, serviço de internação domiciliária, que possui uma equipe multiprofissional, que presta assistência 24h/dia aos pacientes em suas próprias residências.
O Hospital da Unimontes dispõe de uma estrutura de atendimento nas áreas de urgência e emergência, com serviço de pronto-socorro 24 horas; com a Unidade de Terapia (UTI) Neonatal e Pediátrica, dotada de 12 leitos; Unidade de Clínica Intensiva (UCI) adulto com 7 leitos.
Nas áreas de ensino e pesquisa, o HUCF dispõe de um Centro de Ensino Multiprofissional com toda infraestrutura necessária para atendimento aos alunos de mestrado e doutorado, além do desenvolvimento das atividades das Residências Médicas em Cirurgia, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Anestesiologia, Saúde Coletiva e Multiprofissional (enfermeiro, médico e cirurgião-dentista), Cirurgia, Otorrinolaringologia, e Psiquiatria.
Reforçando sua estrutura, o Hospital Universitário Clemente de Faria conta com o Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves (CAETAN), oferecendo consultas nas diversas especialidades médicas, além de pequenas cirurgias.