Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Hospital da Unimontes realiza simpósio transdisciplinar em atenção à saúde do idoso

Foi realizado no Hospital Universitário da Universidade Estadual de Montes Claros (HU-Unimontes), no período de 28 a 30 de setembro, o V Simpósio de Transdisciplinaridade em Envelhecimento “EnvelheSER”.

O evento, promovido pela coordenação do Centro “Mais Vida” de Referência em Atenção à Saúde do Idoso (CRASI) do HU-Unimontes, em parceria com a Prefeitura e Câmara Municipal de Montes Claros e com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, contou com o apoio da coordenação do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde (PPGCPS) da Unimontes, ligas acadêmicas e estudantes de Enfermagem, Medicina, Fisioterapia e de outros cursos da Unimontes e de outras instituições.

Público presente na abertura do EnvelheSER, no auditório do HU-Unimontes.
Foto: João Paulo Antonini

As atividades foram realizadas no Auditório Sabedoria e Humildade Professor Robson Vieira Porto do Hospital Universitário e na Câmara Municipal de Montes Claros, contando com a presença de profissionais em saúde, autoridades, servidores da Unimontes, residentes médicos e estudantes.

“A nossa ideia principal foi promover o debate acadêmico-científico em saúde do idoso, para atualizar o conhecimento dos nossos profissionais e estudantes com o que há de melhor no tratamento ao público na melhor idade e para mostrar à sociedade norte-mineira que o nosso centro está sempre à disposição e vigilante às necessidades dos idosos da nossa região”, explicou Ely Carlos Pereira, coordenador administrativo do CRASI -HU.

Comitiva organizadora do EnvelheSER, na Câmara Municipal.
Foto: Equipe de Mídias do EnvelheSER

O simpósio foi dividido em etapas, conforme as atividades diárias. Foram promovidas sete palestras, com temas essenciais para a discussão em torno da saúde do idoso, promovidas por profissionais médicos geriátricos referências nacionais. (Veja a programação)

O professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luís Felipe José Ravic de Miranda, abriu as atividades conduzindo a palestra-aula “As síndromes geriátricas na Atenção Primária”.

O professor da UFMG, Luiz Ravic e a equipe do CRASI-HU.
Foto: João Paulo Antonini

“Construímos aqui um debate necessário para divulgarmos a atenção ao idoso como uma necessidade urgente. Pois, em nível mundial, a população idosa tem aumentado e ficará ainda maior nos próximos anos, com a elevação da expectativa de vida e melhoria das nossas condições de saúde”, informou o palestrante.

No domingo (01/10), a equipe do CRASI-HU participou de evento promovido pela Prefeitura de Montes Claros no Parque Sagarana, em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, onde acompanhou uma caminhada com o público presente e contribuiu com a mediação das atividades com os idosos.

Equipe do EnvelheSER em colaboração ao Dia Mundial do Idoso.
Foto: Equipe de Mídias do EnvelheSER

Sobre o Centro “Mais Vida” do HU-Unimontes

O Centro “Mais Vida” é referência nacional em atenção à saúde do idoso, realizando atendimentos para as mais diversas necessidades médicas relacionadas ao público da terceira idade em estado de fragilidade. A assistência de qualidade é garantida com a contribuição de médicos residentes de todas as partes do país e com parcerias com universidades mineiras e de outros estados do Brasil.

No CRASI, a população idosa encontra acompanhamentos em enfermagem, fisioterapia, geriatria, assistência social, exames laboratoriais de média complexidade, eletrocardiograma, tomografia computadorizada de crânio e densitometria óssea. Também são realizados tratamentos odontológicos, através de parceria com a Prefeitura de Montes Claros e o curso de graduação em Odontologia da Unimontes.

Fachada do CRASI-HU
Foto: ASCOM – Unimontes

Números

Neste ano, de janeiro a agosto, o Centro Mais Vida CRASI-HU realizou 12.239 atendimentos. Em 2022, foram 19.184 pessoas atendida. Nos dois anos anteriores, os números de atendimentos foram limitados em função da pandemia da COVID-19: 2021 (13.202), 2020 (6.085). A unidade registrou 23.231 atendidos em 2019 e 23.592 assistidos em 2018.

Em 2023, até agora, foram realizados pelo Centro Mais Vida CRASI-HU 52.385 exames laboratoriais de média complexidad, sendo que em 2022 foram feitos 52.747. Nos anos anteriores, os totais de exames foram: 2021 (40.457), 2020 (20.937), 2019 (53;696) e em 2018 (88.889)

Fale com o CRASI

Para informações referentes a consultas ou exames, o interessado, cuidador ou familiar deverá entrar em contato através do telefone (38) 3224-8041.