Notícias

Hospital da Unimontes realiza pesquisa sobre perfil de pacientes internados.

By Ascom Unimontes

September 21, 2023

Estudo subsidia medidas para melhoria do atendimentona instituição, que teve 9.850 internações anuais

Conhecer o perfil dos pacientes internados e levantar os tipos de procedimentos realizados, visando subsidiar a implantação de medidas para otimizar a gestão e melhorar o atendimento. Com este objetivo foi realizada no Hospital Universitário Clemente de Faria (HU-Unimontes), da Universidade Estadual de Montes Claros, a pesquisa “ Perfil dos Pacientes Internos”. A unidade presta atendimento gratuito, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O levantamento, referente ao ano de 2022, foi coordenado pelo sociólogo Gilson Cássio de Oliveira, do Escritório da Qualidade do HU-Unimontes. Conforme a pesquisa, baseada nos dados do Sistema SUS, no ano passado, o Hospital Universitário teve um total de 9.850 pacientes internados, com uma média mensal de 820 internações, apresentando maior demanda no mês de abril (947 pacientes) e menor procura em fevereiro (701).

O estudo apresenta o perfil completo dos pacientes internados no Hospital da Unimontes, com dados estratificados por sexo, faixa etária, local de residência, leito/especialidade, caráter de atendimento (eletivo e urgência e emergência) e internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Descreve também os procedimentos realizados e os tipos de casos atendidos, com base na Classificação Internacional de Doenças (CID).

O sociólogo Gilson Cássio de Oliveira explica que o resultado do levantamento visa contribuir para o aprimoramento da gestão hospitalar e da melhoria do atendimento aos pacientes internados. “Os dados levantados criam a possibilidade de estabelecer processos e estratégias por áreas de internação. Por exemplo, com conhecimento das demandas mais comuns, as equipes de enfermagem e do corpo clínico do hospital poderão elaborar protocolos de atendimento para casos específicos”, afirma.

Ele salienta que os dados levantados na pesquisa sobre o perfil dos pacientes internos também pode melhorar a administração dos recursos orçamentários da instituição. “O trabalho viabiliza a elaboração de políticas gerenciais mais abrangentes, podendo facilitar, por exemplo, a compra de medicamentos e insumos. Desta forma, permite otimizar a gestão orçamentária e aplicação dos recursos disponíveis no atendimento das reais necessidades do hospital”, afirma o coordenador do estudo.

Casos cirúrgicos: maior demanda

A pesquisa do Escritório da Qualidade do HU – Unimontes mostrou que a maior parte dos pacientes internados na instituição em 2022 tiveram casos cirúrgicos. Durante o ano, o Hospital Universitário teve 3.2368 internações para atendimentos cirúrgicos (3318%), seguidos de 2.559 atendimentos obstétricos (25,98%); 1.638 clínicos (16,63%) e 1.716 pediátricos (17,42%), além de 428 casos em saúde mental clínica (4,35%), 213 psiquiátricos (2,16%), e 28 casos pneumológicos (0,28%),

A maior faixa etária dos pacientes internados na unidade em 2022 foi de 15 a 49 anos (55,68%), seguida faixa das pessoas acima de 50 anos (20,74%).

Cerca de 75% dos pacientes internados são de Montes Claros

De acordo com o resultado do levantamento, 7.377 pacientes (74,89% do total) são moradores de Montes Claros com o restante – 2.473 (25,19%) oriunda outros municípios da região. Fora Montes Claros, os municípios do Norte de Minas que mais tiveram pacientes internados no Hospital Universitário Clemente de Faria durante o ano foram: Claro dos Poções, Francisco Sá, Bocaiúva, Varzelândia, São João da Ponte, Coração de Jesus, Januária, Capitão Enéas, São Francisco, Mirabela, Grão Mogol, Itacambira e Juramento.

Humanização no nascimento

A Maternidade Maria Barbosa, do Hospital da Unimontes, é referência regional em parto seguro, sendo uma das maiores maternidades 100% públicas do Estado de Minas Gerais e detentoras dos selos de Amiga da Criança e de Maternidade Segura. No ano de 2022 foram registrados 2559 partos no setor, onde 55,84% foram normais e 44,16% cesarianos.