Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

História dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas é resgatada por fundadora da antiga Fafil

Baby Figueiredo recebeu homenagem de professores e acadêmicos

A história dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas foi resgatada pela professora emérita Maria Isabel de Magalhães Figueiredo Sobreira – Baby Figueiredo -, no evento “História e Memória: comemorando 50 anos do curso de Pedagogia da Unimontes”, em evento no auditório Mário Ribeiro da Silveira, prédio 6 do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa quinta-feira (22/05). A professora Baby Figueiredo recebeu homenagem especial por ter sido uma das fundadoras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), a primeira unidade de ensino superior da região, criada há cinco décadas.

A comemoração foi organizada pelo departamento de Educação, juntamente com os departamentos de Métodos e Técnicas Educacionais e de Estágios e Práticas Escolares, representando também a programação preliminar do I Congresso de Educação e Formação Docente, previsto para o período de 25 a 27 de junho. Participaram professores, alunos e convidados. A vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida representou o reitor João dos Reis Canela.

Em abril de 1964, a Fafil iniciou as atividades docentes dos cursos de História, Pedagogia, Letras e Geografia, sendo vinculada à Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP). Pouco tempo depois foi incorporada à Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, criada oficialmente em 24 de maio de 1962.

Após o receber a homenagem, a professora Maria Isabel Figueiredo proferiu palestra, na qual fez um relato sobre a fase inicial dos primeiros cursos superiores do Norte de Minas. “Considero a Fafil como minha primeira filha”, disse.

A professora emérita da Unimontes lembrou que antes da chegada do ensino de terceiro grau, as jovens da cidade eram obrigados a deixar suas famílias para estudar em Belo Horizonte e enfrentavam todo tipo de dificuldade, inclusive o preconceito. Foi nesse cenário que surgiu a ideia de criação de uma unidade superior. Além da professora Maria Isabel Figueiredo, as professoras Isabel Rebello de Paula, Maria Florinda Pires Ramos, Maria da Consolação (Mary) de Magalhães Figueiredo Cohen e Maria Dalva Dias de Paulo participaram ativamente da fundação da Fafil.

Obstáculos

A palestrante relatou que foram diversos obstáculos que tiveram foram superados para a implantação dos primeiros cursos superiores da região. Lembrou que foram necessárias viagens a Belo Horizonte e a Brasília para se obter a autorização de funcionamento e reconhecimento das graduações. “Também enfrentamos dificuldades financeiras e tivemos que sair pedindo ajuda aos prefeitos da região”, disse a fundadora da Fafil. Ela ressaltou ainda que os cursos iniciaram as atividades em um período difícil na vida nacional, logo após o golpe militar de 31 de março de 1964.

Por outro lado, ela enfatizou que o sacrifício valeu a pena. “Podemos dizer que os cursos superiores provocaram uma grande transformação na história da educação de Montes Claros e da região”, afirmou a educadora, que, durante 42 anos atuou como docente da Unimontes.

A professora Maria Isabel Figueiredo abordou ainda a importância da atuação dos professores e das instituições superiores não somente na elevação do nível educacional, mas também na melhoria da qualidade de vida e na inclusão social. “A Universidade deve atuar para que tenhamos uma vida cada vez melhor. Mas, também tem a responsabilidade de zelar para que a sociedade seja igual para todos os cidadãos”, afirmou.