Programa Nutrição & Saúde
A Importãncia do café da manhã na adoção de hábitos alimentares saudáveis
O café da manhã é a primeira refeição que fazemos ao acordar. Daí, o termo desjejum. É, portanto, uma das três principais refeições que devemos realizar ao longo do dia. Tem a finalidade de fornecer energia ao organismo, preparando-o para as mais variadas atividades diárias. O metabolismo do organismo tende a aumentar, logo pela manhã, após esta importante refeição.
Em revisão da literatura, vários estudos científicos demonstram que o consumo do café da manhã está associado a um menor risco de excesso de peso. A omissão dessa refeição é mais frequente na fase adulta e estão associados a outros hábitos de vida prejudiciais à saúde como, tabagismo e sedentarismo. Estudos realizados com crianças em idade escolar verificaram a existência de associação importante entre omissão do café da manhã e obesidade.
ESTUDO – O estudo conduzido com 198 adultos atendidos no ambulatório de Nutrição Clínica/Programa Nutrição e Saúde da Unimontes, em 2012, demonstrou que existe associação significativa entre a ausência de café da manhã e o alto índice de obesidade, IMC – Índice de Massa Corporal e aumento da circunferência de cintura. Hábito de consumo do café da manhã pode ainda contribuir para a regularização do apetite. Associado a uma melhor qualidade das escolhas alimentares ao longo do dia, contribui para a redução do risco de obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) por meio de diversos mecanismos
Além de influenciar o controle do peso, há evidências de que o consumo do café da manhã pode beneficiar a função cognitiva, especialmente a memória, além do desempenho escolar e função psicossocial de crianças e adolescentes.
Diante das evidências científicas, o Programa Nutrição & Saúde ressalta a importância do consumo diário de um café da manhã de boa qualidade e enfatiza a necessidade de adoção deste hábito alimentar, em todos os ciclos da vida, de maneira especial na infância, visto ser a fase da vida responsável pela formação dos padrões de comportamento alimentar e estes, com certeza, terão grande influência sobre a saúde na vida adulta.
Dicas para um café da manhã saudável
Escolha:
ü Uma fonte de energia: pão ou cereais integrais
ü Uma fonte de fibras e vitaminas: frutas frescas
ü Alimentos fontes de proteínas e cálcio, como leite desnatado, queijos brancos ou bebida à base de soja
ü Lembramos que a indicação das quantidades e tipos de alimentos a serem consumidos são traçados sempre individualmente, e são contemplados no plano nutricional, prescrito após a realização de minuciosa avaliação na consulta nutricional
(*) Gislaine Cândida Batista Jorge é nutricionista Coordenadora do Programa Nutrição e Saúde/Unimontes Titular da Sociedade Brasileira de Terapia Nutricional e especialista em Educação em Saúde.
Local de atendimento: Ambulatório de Nutrição Clínica – 9º andar do CAETAN- Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves do Hospital Universitário Clemente de Faria.
As consultas para servidores podem ser agendadas no SESEST, após consulta médica periódica, pelos telefones (38) 3229 8576/ 8571
Fontes:
Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia
Leidy HJ, Racki EM. “The addition of a protein-rich breakfast its effects on acute appetite control food intake in “breakfast-skipping” adolescents”. Int J Obes, 34(7): 1125-1133, Londres, 2010
Pereira MA, Erickson E, Et al. “Breakfast frequency quality may affect glycemia appetite in adults children”. J Nutr 2011; 141(1): 163-168. Szajewska H, Ruszczynski M. “Systematic review demonstrating that breakfast consumption influences body weight outcomes in children adolescents in Europe”. Crit Rev Food Sci Nutr 2010; 50(2): 113-119.