O Grupo Parafolclórico Saruê, vinculado à Unimontes, está entre os selecionados no chamamento público realizado pelo município de Montes Claros, cujo objetivo é o credenciamento para fins de eventual e futura contratação de serviços artísticos e culturais, como em eventos em espaços públicos, por exemplo.
O ato foi publicado no Diário Oficial do Município, no dia 25 de julho. A inscrição do grupo da Unimontes no chamamento foi por intermédio da Fundação de Apoio Desenvolvimento Ensino Superior Norte de Minas (Fadenor).
Bandas, grupos musicais, teatrais, artistas gráficos, artistas plásticos, circenses, artistas de rua, grupos de cultura tradicional, grupos parafolclóricos e palestrantes – dentre outros – também participaram do processo de credenciamento.
O GRUPO SARUÊ
Fundada em 29 de março de 2003, a companhia valoriza as danças folclóricas de representação local, regional, nacional e estrangeira. No repertório inclui danças como o Carimbó, Lundu, Siriá e Pretinhas D’angola (Pará); Boi-bumbá de Parintins (Amazonas); Frevo, Maracatu, Baianá, Xote (Pernambuco); Côco de Roda (Alagoas); Chorinho (Rio de Janeiro); Xote Carreirinho, Pezinho e Pau de Fitas (Rio Grande do Sul); além das manifestações regionais do Norte de Minas como a Catira, Maria Manteiga, Catopé, São Gonçalo e Calango.
Diretor do grupo, professor José Roberto Lopes de Sales, do Departamento de Educação Física e do Desporto da Unimontes, comemorou o processo de seleção. “É algo muito importante para nosso grupo, porque abre várias oportunidades para mostrar o trabalho de grande profundidade cultural que desenvolvemos na Unimontes por meio da dança e da arte”, explica.
Segundo ele, o chamamento coloca o Saruê em condições de contratação para os eventos públicos, o que lhe permite receber recursos que poderão ser investidos em novos projetos, figurinos, instrumentos e participações em festivais estaduais, nacionais e internacionais.