Conteúdo do Site Antigo

Grupo Parafolclórico Saruê completa data histórica com o espetáculo: “15 Anos de Dança, Folclore e Arte!”

By DTI

November 26, 2018

O Grupo de Danças Saruê, da Universidade Estadual de Montes Claros, completa uma década e meia de existência em 2018. Para marcar a data especial, será realizado o espetáculo: “Boi Bumbá de Parintins” – 15 Anos de Dança, Folclore e Arte! –, na quarta-feira (28/11), às 20 horas, na quadra 1, do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício, no campus-sede da Unimontes. O evento é aberto ao público em geral, com entrada gratuita.

A escolha do tema associado à cultura amazônica não é por acaso. Aliás, remete à própria história da Companhia. “A temática do Boi Bumbá é, na verdade, a mesma da nossa primeira apresentação oficial, ainda em junho de 2003, durante um evento acadêmico em Montes Claros”, explica o diretor do grupo, professor José Roberto Lopes de Sales, do Departamento de Educação Física e do Desporto, da Unimontes.

Segundo ele, o Saruê foi inspirado no Grupo Sarandeiros, projeto similar da UFMG que divulga a cultura dos estados brasileiros por meio da música e das danças regionais. “Vimos uma apresentação da UFMG em um evento em Corinto e, diante do vasto potencial que a nossa região possui, pensei em associar ao meu gosto pessoal pela cultura popular e porque não fazer a mesma coisa em Montes Claros”, acrescenta.

Há números ainda mais expressivos, já que a Companhia possui um relatório de cada apresentação realizada. Somente nos últimos seis anos, 149.160 pessoas acompanharam as apresentações do grupo parafolclórico da Unimontes.

HISTÓRICO

Em 15 anos de existência, o Grupo da Unimontes realizou uma média de 40 apresentações por ano. São cerca de 600 intervenções desde a fundação, com destaque para praticamente todos os eventos institucionais da Universidade e os festivais internacionais de Minas Gerais (em Belo Horizonte), Montes Claros, Curvelo, Itauguá (Paraguai) e de Nova Petrópolis (RS).

O Saruê está presente, também, numa das manifestações culturais mais tradicionais do Estado: as Festas de Agosto de Montes Claros. Participou também do Palco das Artes Itinerantes, – Festivais de Inverno de Grão Mogol e a passagem da tocha olímpica dos Jogos Rio-2016 pelo município.

DEPOIMENTO

Para Kênia, graças a esta aplicação, rapidamente o grupo se consolidou como uma referencia na dança folclórica de Montes Claros e região. “Vieram outras seletivas e novos integrantes como ordem natural das coisas porque boa parte do grupo fundador se graduou e deixou a Universidade. Mas ficou um sentimento de pertencimento ao projeto que não se perde: empenho, esforço, amizade e companheirismo, conviver com as diferenças, o levar conhecimento através da dança”.

ESPETÁCULO

“Boi Bumbá de Parintins” – 15 Anos de Dança, Folclore e Arte! – terá a duração de aproximadamente uma hora, com a participação direta de 35 pessoas, entre dançarinos, músicos e suporte técnico. A preparação, entre ensaios e figurinos, durou dois meses.