A oradora geral da solenidade de outorga de grau unificada foi a graduanda Deborah de Faria Lelis, do curso de Ciências Biológicas, que destacou a importância da conquista do diploma superior. “Estou convicta que essa noite, de 27 de dezembro de 2016, ficará marcada em nossa memória. A conclusão do curso de ensino superior tem um duplo significado para nós: representa o sonho conquistado e o sonho a ser buscado. Encerramos um importante ciclo de nossas vidas”, enfatizou. Ela disse ainda: “a obtenção de um curso de ensino superior, em um país historicamente marcado pelas incongruências e incertezas, nos coloca em um seleto grupo de atores sociais. Temos nas mãos aquilo que move o mundo – o conhecimento”.
“Estou honrada em ter me formado na Unimontes”, disse Andressa Barbosa Chaves, que recebeu o diploma pela conclusão do curso de Direito. “Acho que as expectativas profissionais são muito promissoras”, declarou Andressa, que teve outra conquista: já foi aprovada no exame para recebimento da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que garante o exercício profissional.
Alan Ramos Bandeira, de 23 anos, que concluiu o curso de graduação de Ciências Biológicas, destacou: “Tive a satisfação de vencer uma etapa. Agora, começo uma outra etapa, de novos desafios a serem enfrentados. Agora, vou tentar um curso de mestrado”. A sensação foi a mesma para Jedir Américo Gonçalves, 26, diplomado em Educação Física. “Não foi fácil chegar até aqui. É um alívio saber que acaba um ciclo em minha vida, mas, ao mesmo tempo, inicio um outro ciclo: a entrada no mercado de trabalho”, comentou Jedir.
GRATIDíO
“Hoje, me sinto como uma pessoa melhor. Sou muito grato à universidade e aos professores”, declarou Thalles Miguel Tavares, 25, que graduou-se no curso de Sistemas de Informação. “Pra mim, foi um sonho realizado”, comemorou Ludmila Mendes, de 23 anos, graduada em Pedagogia. Natural de Francisco Sá, ela disse que entrou na Universidade pelo sistema de reserva de vagas.
Muitos graduados festejaram a conquista com os seus familiares, que comparecem em peso na cerimônia. Foi o caso de Aline Tavares da Fonseca, 31, que realizou o sonho de ser diplomada em Medicina. “Realmente estou muito feliz”, disse Aline, que ingressou na Unimontes pelo sistema de reserva de vagas. “A universidade me proporcionou o conhecimento necessário para o bom exercício profissional”, disse a nova médica, que agora vai buscar uma especialização. “Estou pensando em Psiquiatria, mas ainda não me decidi”, confessou.
“Missão cumprida”. Foi o sentimento de Blysa Sara Souza Pires, 23, muito festejada pela família após receber o diploma do curso médico no Ginásio Poliesportivo. “Sou muito grata à universidade pelo ensino que recebi. Tenho uma boa base para exercer a profissão”, afirmou Blysa, acrescentando que vai se especializar em dermatologia ou otorrinolaringologia. Ela entrou na universidade pelo Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES).
“Fí CLUBE”
Também graduado em Medicina, Luiz Henrique Rocha Via, 25, ganhou até um “fã clube” nas arquibancadas do ginásio poliesportivo. Os amigos e parentes dele usaram camisas com a foto do novo profissional e a expressão “Luiz Henrique, médico”. “Foi uma surpresa. Realmente isso é muito emocionante”, disse o graduado, destacando que recebeu o ensino satisfatório para entrada no mercado de trabalho. Revelou ainda que pretende se especializar em Cirurgia Neurológica.