Conteúdo do Site Antigo

Governo Federal estuda inclusão do curso de Economia no Programa Ciência sem Fronteiras

By DTI

September 03, 2013

O Governo Federal realiza discussões sobre a possibilidade de inclusão do curso de Economia no Programa Ciência sem Fronteiras. A reivindicação foi feita pelo Centro Acadêmico de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e à representante do Ministério da Educação, Loyane de Souza Tavares, durante o “Encontro Estadual com Prefeitos e Prefeitas”, na última sexta-feira (31/08), em Montes Claros.

Na oportunidade, o vice-presidente do Centro Acadêmico, Lucas Voltarelli, e a diretora de Comunicação e Marketing da entidade, Gisele Caroline Ferraz, entregaram uma carta ao ministro Fernando Pimentel com o pleito para a inclusão do curso de Economia no “Ciência Sem Fronteiras”. O programa permite que estudantes possam realizar intercâmbio no exterior, mediante o recebimento de bolsas para complementação de cursos de graduação e realização de cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

De acordo com Gisele Caroline Ferraz, aluna do 3º período, o ministro Fernando Pimentel assegurou que, até o ano que vem, o governo Federal pretende inserir no Programa Ciência sem Fronteiras novos cursos como Economia, Administração e Psicologia. Ele lembrou que o assunto já está em discussão no Ministério da Educação.

O que é

O programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por intermédio do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Conta também a participação das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Gisele Ferraz ressalta que a inclusão do curso no programa representará uma importante vitória para os estudantes de Economia. “Com certeza, com a possibilidade de realizarem intercâmbio no exterior, os estudantes terão condições de melhorar a formação, conhecimentos sobre outras línguas, relações internacionais e as novidades na área tecnológica. Também poderão conhecer novas formas de empreendedorismo”, observa a estudante.

Ela lembra que o C.A. de Ciências Econômicas da Unimontes desenvolve outras gestões para que o curso venha fazer parte do Programa Ciência sem Fronteiras. Recentemente, o presidente do Centro Acadêmico, Douglas Oliveira, ao participar da 5ª Gincana Mineira de Economia, em Belo Horizonte, conseguiu o apoio do Conselho Regional de Economia (Corecon-MG), mobilizando os estudantes de Economia do estado em torno da proposta.