Conteúdo do Site Antigo

Governador assina os primeiros atos de nomeação do concurso público para professor

By DTI

September 15, 2015

– Nomes de 170 aprovados foram publicados na edição desta terça-feira do Diário Oficial Minas Gerais –

Foi publicada nesta terça-feira (15/9), no Diário Oficial de “Minas Gerais”, a primeira nomeação dos candidatos aprovados até o limite de vagas do Concurso Público para provimento de cargos efetivos da carreira de Professor de Educação Superior, da Universidade Estadual de Montes Claros. Os atos foram assinados pelo governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e, nesta primeira etapa, foram publicados os nomes de 170 candidatos, cuja relação está disponível entre as páginas 5 e 8 na seção “Diário do Executivo”.

Além da nomeação desta terça-feira, o processo foi dividido em mais duas etapas, que serão realizadas em outubro e novembro. Os critérios utilizados para tal distribuição baseiam-se nos primeiros colocados na lista de classificação e, também, nos profissionais que estão em atuação – neste semestre – na Universidade.

Confira

Nesta primeira etapa, foram divulgados nomes de aproximadamente 40% do total de homologados (por edital). A segunda etapa corresponderá a cerca de 20% do total – com os mesmos critérios da primeira fase. Já a última etapa será com aproximadamente mais 40% dos aprovados. Os critérios foram estabelecidos com o objetivo de não prejudicar o desenvolvimento do atual semestre letivo.

O ato administrativo de nomeação é exclusivo do Governo de Minas Gerais e cabe à Unimontes somente os atos de posse e exercício. A autorização de nomeação feita pelo Governo de Minas condiciona à substituição de designados e ex-efetivados.

Para o reitor João dos Reis Canela, a nomeação dos aprovados marca a chegada da etapa final do concurso público para professor, que consiste em um feito histórico, mas também uma ação desafiante e inovadora, que contou com o envolvimento e participação de toda comunidade acadêmica e das lideranças regionais. “O processo de realização do concurso público é concluído graças, especialmente, ao imprescindível apoio do governador Fernando Pimentel, que, ao assinar os atos de nomeação dos aprovados, demonstra o seu reconhecimento à importância da Unimontes dentro do contexto de desenvolvimento do Estado”.

SERVIÇO ESPECIAL – DDRH

Por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), a Unimontes está orientando os aprovados em todas as providências e ações administrativas após o ato de nomeação. Em seu portal eletrônico, a DDRH preparou serviço especial para atendimento dos candidatos aprovados e nomeados, conforme as etapas dos trabalhos. No endereço eletrônico, estão reunidas todas as informações necessárias para os candidatos com orientações e procedimentos.

É importante destacar que, após o acesso à nomeação no Diário Oficial do Estado, o aprovado deverá cumprir os exames médicos pré-definidos nos editais do concurso. A escolha dos locais para realizá-los fica a cargo do próprio candidato.

O passo seguinte é a inspeção médica pré-admissional (perícia), cujo calendário será definido exclusivamente pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e disponibilizado no sítio eletrônico. O aprovado deverá procurar os escritórios regionais da Seplag em Montes Claros e em Janaúba.

Veja também

Uma vez atendidos pela Seplag, os aprovados deverão oficializar a entrega de documentação para conferência, a partir da demanda liberada pela Seplag, em atendimento especial da DDRH no auditório do prédio 6, no campus-sede. O trabalho de conferência será realizado pela Comissão Institucional de Avaliação de Documentos e Títulos. Por último, acontecem a posse e o exercício, previstos para a segunda quinzena de outubro próximo.

Mais detalhes sobre o passo a passo no endereço eletrônico www.ddrh.unimontes.br ou pelo telefone (38) 3229-8201.