Uma gincana ecológica, na manhã desta sexta-feira (10.05), marcará o encerramento do projeto “Educação Ambiental utilizando os 5 “erres”: Recusar, Reduzir, Repensar, Reutilizar e Reciclar. A iniciativa é de acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros junto à comunidade dos Bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. As atividades envolvem dez professores e aproximadamente 450 alunos da Escola Estadual Doutor João Alves, situada no bairro Santa Lúcia I.
O projeto tem o objetivo de promover a mudança comportamental dos alunos com a formação de novos hábitos relacionados à utilização responsável dos recursos naturais e o descarte correto dos resíduos sólidos, como incentivo à educação ambiental no ambiente escolar, de forma a auxiliar na formação de indivíduos multiplicadores para a comunidade. Dessa forma, desperta a consciência crítica sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na escola e no bairro.
As estudantes do 10º de Odontologia Kaiza Katherine Ferreira Santos, Quíria França Rodrigues e Jéssica Estella Fernandes são as organizadoras do projeto, em parceria com o Centro de Zoonose e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Elas também atuam como estagiárias junto ao Programa Saúde da Família (PSF) nessas regiões.
O projeto será concluído nesta sexta-feira com realização de uma gincana comunitária envolvendo professores, alunos da escola e comunidade dos bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. Serão formadas equipes para recolhimento de materiais que facilitam o acúmulo de água e favorecem os focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, além de materiais que podem ser reutilizados e reciclados, como pneus velhos e garrafas plásticas. Serão premiados com troféus os três primeiros colocados em volume de materiais recolhidos.
A acadêmica Kaiza Katherine salientou que o projeto surgiu a partir da quantidade de lixo encontrada em pontos dos bairros Monte Carmelo II e Santa Lúcia I. Junto às estagiárias do PSF passou sugerir à comunidade medidas ambientais e de aproveitamento de material, com o envolvimento da Escola Estadual Doutor João Alves e da própria comunidade em geral. O projeto contou com o apoio e participação da cirurgiã-dentista Keyla Marinho de Paiva e da enfermeira Amanda Pimenta. Participam também das ações as acadêmicas do sétimo período do curso de Odontologia, Layssa Martins, Thayrinne Brito e Larissa Neves e seis estudantes do curso de Enfermagem.