Proposta é comemorar a data alusiva ao engenheiro-agrônomo com a integração entre os alunos de todos os períodos do curso (foto: Alex Sezko)

Conteúdo do Site Antigo

Gincana com acadêmicos comemora dia do Engenheiro-Agrônomo no Campus de Janaúba

By DTI

October 16, 2013

Nesta sexta-feira (18/10), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza no campus de Janaúba, durante todo o dia, uma gincana com a participação de 77 alunos de todos os períodos do curso de Agronomia, ministrado naquela cidade. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia do Engenheiro-Agrônomo (12 de outubro).

As atividades serão desenvolvidas a partir das 8 horas. Pela manhã, quatro equipes disputam um “quiz” de perguntas específicas sobre as disciplinas do curso e também com abordagens sobre conhecimentos gerais. À tarde, serão três momentos: um show de talentos artísticos entre as equipes; uma gincana social para a arrecadação de alimentos e um concurso de vídeos. A confraternização entre professores e alunos encerra os trabalhos.

Coordenador do curso, o professor José Augusto dos Santos Neto explica que a divisão em grupos obedece a critérios. “Até mesmo para a maior integração entre os estudantes, sugerimos que as equipes tenham um aluno de cada um dos nove períodos do curso”, disse.

Ainda de acordo com o professor, o objetivo é comemorar a data a partir da interação entre os integrantes da comunidade acadêmica, além de estimular a criatividade artística dos alunos. “Foi um consenso organizar com música, cultura e trabalho social, fugindo um pouco da formalidade dos eventos científicos. Mas procuramos, também, valorizar o conhecimento que os alunos trabalham no âmbito do curso”, completou José Augusto.

Quase 500 engenheiros graduados

O curso de Agronomia foi implantado no município de Janaúba em 1996. Até agora, foram graduadas 434 engenheiros-agrônomos em 22 turmas. A qualidade do curso foi reconhecida com o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2011), do Ministério da Educação.

No Ranking Universitário, publicado recentemente pelo jornal Folha de São Paulo, o curso de Agronomia da Unimontes figura em quarto lugar no País em avaliação de mercado. Atualmente, 93% do corpo docente possui titulação de mestrado ou doutorado. Desse total, um percentual de 69% é formado por doutores.