A Universidade Estadual de Montes Claros cuida da preservação da memória regional por intermédio do Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), espaço que reúne documentos e fotografias de fatos marcantes da história da instituição, do município e do Norte de Minas e com acesso gratuito para o público em geral. Nesta quarta-feira (24/04), o reitor João dos Reis Canela e integrantes da gestão superior foram conhecer o funcionamento e a gestão da unidade, instalada em novo espaço no Bairro São José (Rua ngelo de Quadros, 1057).
Vinculado à Diretoria de Documentação e Informações (DDI), o Centro dispõe de edições de jornais antigos e documentos da administração pública e de processos criminais que tramitaram no Fórum Gonçalves Chaves desde o século XIX até a década de 1990 – que foram microfilmados. O material está disponível para pesquisa e consultas de comunidades, escolas, estudantes e profissionais de áreas diversas de segunda a sexta-feira, no horário das 7 às 17h30.
“O Centro de Pesquisa e Documentação cumpre o papel de preservar a história e, assim, podemos dizer que a universidade ajuda a guardar a história da cidade. Esse trabalho tem importância fundamental para toda sociedade em geral”, assegura o reitor João Canela, ao enaltecer a eficiência da DDI e a participação do Departamento de História da Unimontes no funcionamento pleno do espaço.
Os documentos, que antes eram guardados num prédio do Campus Universitário passaram por um processo de organização, coordenado pela DDI e que contou com a participação da professora Marta Verônica Vasconcelos Leite, do departamento de História. “A primeira grande importância está na facilidade proporcionada às pesquisas e consultas a partir da organização dos documentos”, afirma Marta Verônica.
Acervo
Nesta manhã, a professora Maria Carvalho de Miranda pesquisava no Cepedor/Unimontes publicações sobre servidores públicos docentes junto ao acervo do jornal “Minas Gerais”, diário oficial do Estado. “O ambiente para consultas está mais tranqüilo, até porque o manuseio de jornais e documentos requer um cuidado maior”, disse. Já a autônoma Cristina Souto segue, há um mês, uma rotina diária ao Centro de Pesquisa também para consultas no jornal “Minas Gerais”. Auxilia pessoas de outras cidades da região como Grão Mogol e Janaúba – e até de Belo Horizonte – na busca por informações sobre atos oficiais publicados que auxiliem nos processos de aposentadoria.
A bibliotecária Silvana Souto Lunardi ressalta que no Centro os arquivos recebem constantemente a higienização e passam por restauração quando necessário, ações essas desenvolvidas por profissionais especializados. Todo acervo é armazenado em pastas devidamente catalogadas.
Grupo de trabalho
Por intermédio de portaria assinada pelo reitor João dos Reis Canela, foi criada a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos de Arquivo com os seguintes integrantes: Humberto Velloso Reis (diretor da DDI e presidente da comissão), Edson Leal Mourão, Filomena Luciene Cordeiro, Helmer Soares Veloso, Jaldete Souza Reis, Joelina Alves Conceição de Almeida, Leandro Luciano da Silva, Luiz Fernando Barbosa, Marta Verônica Vasconcelos Leite e Silvana Souto Lunardi.
Entregue em meados de fevereiro, a sede do Centro já registrou 140 visitas para consultas.
Serviço
Centro de Pesquisa e Documentação RegionalEndereço: Rua ngelo de Quadros, 1057, bairro São JoséHorário de funcionamento: 7h30 às 17h30 (segunda à sexta-feira)Telefone: 38 3229-8595E-mail: cepedor@unimontes.br