A gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizou uma reunião, por videoconferência, com a diretoria da Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), nesta segunda-feira (13/4), com objetivo de prestar informações sobre as ações da instituição durante o período de isolamento social – dentro das medidas de prevenção contra a propagação do Novo Coronavirus (Covid-19).
Também foram feitos esclarecimentos diante das dúvidas sobre as atividades docentes e outros assuntos de interesse da categoria, buscando maior interação da comunidade acadêmica.
A reunião, transmitida da sala de videoconferência do Centro de Educação a Distância (Cead), foi presidida pelo reitor Antonio Alvimar Souza, com a participação da vice-reitora Ilva Ruas Abreu e dos pró-reitores de Ensino, Helena Amália Papa; de Planejamento, Gestão e Finanças, Aloysio Vieira, além do chefe de Gabinete, Alysson Dantas Silva; e do assessor de Gestão Estratégica e Inovação, José Otávio Braga Lima.
Pela Adunimontes, participaram da videoconferência a presidente da associação, Ana Paula Glinfskoi Thé, e outros integrantes da diretoria: Rafael Baioni do Nascimento (primeiro vice-presidente), Maria da Penha Brandim de Lima (segunda vice-presidente) e Magno Augusto Zazá Borges (secretário-geral).
Na oportunidade, o reitor Antonio Alvimar Souza ressaltou que, cumprindo as medidas restritivas contra a propagação do Novo Coronavírus, que seguem normativas do decreto do Governo do Estado, a gestão superior da universidade se preocupa, primeiramente, com a proteção das pessoas.
“Se me questionarem qual documento ou resolução mais importante nesse momento, eu digo que essa resolução se resume em uma coisa: cada um recolhido em em sua casa, cuidando de si mesmo e das pessoas que amam”, enfatizou. “O importante nesse momento é que a gente consiga fazer esta travessia com vida. Esta é a questão mais importante”, pontuou.
Por outro lado, ele ressaltou que todos os integrantes da Unimontes têm um vínculo de trabalho com a universidade e um compromisso com a sociedade. “O vínculo de trabalho e o compromisso, neste momento, exigem que a gente faça um esforço para manter a instituição funcionamento dentro das possibilidades. Assim, foi permitido que a universidade pudesse estabelecer uma dinâmica de trabalho, em que as pessoas trabalhem a distância”, disse.
“Eu tenho dito que o gestor da universidade, nesse momento, não tem que se preocupar com atitude de vigilância das pessoas., Não é nossa preocupação vigiar as pessoas nesse momento. A nossa preocupação é manter a instituição em funcionamento”, enfatizou o professor Antonio Alvimar, lembrando que, dentro do sistema de Tratamento Excepcional (regime domiciliar), a universidade dá prosseguimento às atividades de ensino, pesquisa e de extensão. “A Universidade vive um momento atípico. É o momento de sermos criativos e reinventar o nosso cotidiano”, observou o reitor, destacando a importância do diálogo permanente com a comunidade acadêmica e com as entidades representativas como a Adunimontes e os sindicatos dos servidores técnico administrativos e da saúde.
O reitor ressaltou também a atuação do Hospital Universitário Clemente de Faria como uma das instituições de saúde da região como referência no enfrentamento da Covid-19. Além do esforço, dedicação e a experiência do corpo clínico e funcional do HUCF, o reitor enalteceu o suporte tecnológico e de equipamentos da unidade vinculada à Unimontes.
Ele salientou ainda que a manutenção das atividades visa impedir prejuízos tanto para os professores como os acadêmicos.
“Acreditamos que, daqui a alguns dias, nós vamos, gradativamente, poder ir voltando com nossas atividades de forma mais tranquila”, afirmou o gestor.
A pró-reitora de Ensino, professora Helena Amália Papa, respondeu a vários questionamentos e esclareceu dúvidas sobre as atividades dos professores no sistema de teletrabalho.
Ainda na oportunidade, a presidente da Adunimontes, Ana Thé, agradeceu à reitoria da Unimontes pela abertura do diálogo, pelas informações prestadas e pelos esclarecimentos pontuais. Ela destacou que a Adunimontes se soma à gestão superior da Universidade no sentido de enfrentar os desafios decorrentes da pandemia do Novo Coronavírus.
Ao final da videoconferência, o reitor Antônio Alvimar Souza agradeceu à Adunimontes e convocou a entidade para que fosse parceira neste momento atípico da vida da universidade. Ele reconheceu como importante a contribuição que a Associação dos Docentes pode dar neste momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19.