Conteúdo do Site Antigo

Gestão superior cumpre visita técnica às obras da Unimontes

By DTI

August 07, 2013

Acompanhado pela equipe da gestão superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o reitor João dos Reis Canela visitou as obras no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro e outras unidades da instituição na cidade, na última sexta-feira (02/08). Os engenheiros e arquitetos da Unimontes observaram o estágio de cada projeto, que beneficiará à comunidade acadêmica e ao público em geral nas áreas de ensino, pesquisa, atendimento de saúde e cultura.

Na policlínica Doutor Hermes de Paula, o espaço passa por reformas estruturantes e, em breve, oferecerá 52 salas para o funcionamento pleno das Clínicas Odontológicas. O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) também passa por obras de reforma e ampliação das instalações. O projeto de engenharia prevê novas salas e a ampliação de novos espaços, além de um auditório com capacidade para 150 lugares e uma nova biblioteca.

Outras duas importantes obras da Unimontes acontecem no campus-sede: o Centro de Pesquisa em Ciências Humanas e o Auditório Universitário. A construção do prédio do Centro de Pesquisa teve início em março e está orçada em R$ 1.256.665,23, com recursos liberados pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. O novo prédio abrigará os laboratórios de “Pesquisa em Literatura”, “Tratamento de Documentos”, “Metodologia de Pesquisa Qualitativa”, “Obras Raras” e “Produção e Controle de Dados”. Na mesma área territorial será erguido futuramente um complexo de salas de aulas.

Já o auditório terá capacidade para 780 lugares. A obra, orçada em R$ 4,68 milhões, será custeada pelo Governo do Estado. De acordo com o cronograma de construção a previsão é de que o auditório seja concluído até abril de 2014.

O reitor visitou, ainda, a área que deverá ser destinada à implantação do novo Instituto Médico Legal (IML), por meio de convênio entre a Unimontes e a Polícia Civil, que consiste na criação do Posto de Perícia Integrada (PPI). O documento será formalizado a partir da análise jurídica e técnica dos parceiros envolvidos. A previsão é que a obra seja iniciada já em 2014.

A visitação foi concluída nas dependências do Restaurante Universitário, cujo funcionamento foi retomado nesta quarta-feira (07/08). Em julho, período de recesso letivo, o espaço passou por ajustes estruturais para atendimento às normas de prevenção e combate a incêndio recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, entre outros procedimentos técnicos da unidade.

“O funcionamento pleno do Restaurante Universitário contempla demanda importante da comunidade acadêmica, a exemplo do amplo auditório e outras construções no campus-sede. Os novos espaços retratam a necessidade de ampliação das ações da Unimontes, em atendimento às reivindicações urgentes da comunidade universitária. Dessa forma, com parceiros pontuais como o FINEP e o Governo de Minas, a Universidade amplia os horizontes para a formação de novos agentes de transformação”, reforçou o reitor.

Também acompanharam as visitas os pró-reitores Juventino Ruas de Abreu Júnior (Planejamento, Gestão e Finanças), Marina Ribeiro Queiróz (Extensão) e João Felício Rodrigues Neto (Ensino); o diretor de Gestão de Campi, Giuliano Vieira Mota, o coordenador do curso de Engenharia da Unimontes, Guilherme Augusto de Oliveira Guimarães, além do engenheiro Donizete Gomes de Oliveira e do arquiteto Sandro Frederico Martins.