Notícias

Gemma Fonseca faz homenagem às personagens regionais em “Mulheres Presentes”, nova exposição no Museu da Unimontes

By Christiano Lopes Jilvan

March 05, 2020

Cenas do cotidiano rural também fazem parte das telas expostas em “Mulheres Presentes”, em exposição no Museu da Unimontes (Fotos: Divulgação)

Retratar a figura feminina sempre fez parte das obras de Gemma Fonseca, artista nascido no Norte de Minas e que tem como um de seus conceitos retratar os personagens regionais. Seu novo trabalho neste sentido é a Exposição “Mulheres Presentes”, que abre visitação oficialmente nesta sexta-feira (6/3), no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), da Unimontes.

São 24 telas, a maioria trabalhada entre 2019 e 2020. O autor revela que o título da mostra é uma “clara e intencional referência” ao Dia Internacional da Luta pelos Direitos da Mulher, comemorado em 8 de março. “Quando comecei a desenhar e a pintar, me interessei logo pela figura humana de um modo geral. Talvez porque achava que o desafio era maior do que desenhar um objeto ou uma flor”, revela Gemma, natural de Riachão, distrito da zona rural do município de Mirabela.

Até o dia 30 de março, o público poderá acompanhar gratuitamente a exposição, montada no segundo andar do Casarão onde funciona o Museu da Unimontes, no centro histórico de Montes Claros.

A homenagem à figura feminina como elemento fundamental na sua criação, segundo o artista, passa pelos traços mais suaves que retratam a presença da mulher “onde ela quiser: na música, na pintura, no futebol, na dança, na intimidade e, claro, nas atividades do campo” (marca registrada de Gemma Fonseca em alusão à origem rural).

A exuberância das cores de suas mais recentes produções, confessa, “é resultado de seu reencontro com o Riachão”, comunidade rural onde nasceu e onde voltou a viver há cerca de três anos. Parte das telas são referências dessa origem: a folia de reis, o forró, as lavadeiras e a vida no campo.

SERVIÇO“Mulheres presentes”Exposição de Gemma FonsecaAbertura: sexta-feira 6 de março de 2020, às 19h30Museu Regional do Norte de MinasVsitação até 30 de março de 2020Informações: (38) 9.8429-6612