Conteúdo do Site Antigo

Futuros engenheiros retratam paisagem e prédios do campus-sede em aula de desenho

By DTI

March 22, 2013

As atividades da disciplina de “Desenho Técnico” para alunos do 2º período do curso de Engenharia Civil estão além da sala de aula. A turma está utilizando o espaço físico do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros para a elaboração dos desenhos, seja a paisagem natural ou prédios. “Mesmo que não seja inovadora, é, no mínimo, uma atividade diferente”, ressaltou o professor Amaro Sérgio Marques, que coordenou as atividades nas últimas duas semanas.

Ele explicou que os alunos foram incentivados a fazer desenhos artísticos utilizando lápis e papel próprios à área. No decorrer do curso, os acadêmicos utilizarão os traços no Desenho Técnico estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para engenheiros civis. Com essa técnica, “os alunos aprendem a representar graficamente o que veem, o que contribui expressivamente para a sua formação profissional de engenheiro”, explica o professor.

Normas – O que é considerada apenas como uma atividade pedagógica será utilizada também para descobrir talentos artísticos, pois serão selecionados os melhores trabalhos para uma exposição interna a ser realizada no segundo semestre. “O que pretendemos é incentivar a experiência e ajudar os alunos no desprendimento do traço/desenho, uma vez que eles estarão aprendendo as normas de Desenho Técnico da ABNT ao longo do curso”, conclui o professor Amaro Sérgio.

Aluna do 3º período do curso de Engenharia e monitora de Desenho Técnico para o segundo período, Isabela Lima Fernandes explica que “a monitoria existe para orientar os alunos com dificuldades na matéria, indicando melhores técnicas e livros para o aprendizado”. Ela salienta que “o desenho à mão livre está previsto na disciplina, mas a novidade nesse caso particular é o fato da aula acontecer ao ar livre”.

“Interessante” – A estudante Geórgia Veríssimo Mesquita achou interessante e dinâmica a experiência. Ela ressaltou que “sair da sala de aula para desenhar um objeto real na paisagem é uma atividade fora dos padrões e nos estimula à difícil tarefa de fazer um Desenho Técnico”.

Por sua vez, o acadêmico Douglas Felipe Lima Gonçalves ressaltou que a mudança de ambiente proporciona aos alunos “uma proximidade maior à realidade que vamos enfrentar futuramente em nossa profissão”.