Estudantes da rede pública estadual têm a oportunidade de mostrar seus talentos, com acesso direto à vida universitária e renovando o projeto de ingressar em um curso superior. Esta oportunidade é oferecida pela Jornada de Talentos do programa Poupança Jovem, dentro do 5º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Unimontes. Os cerca de mil adolescentes do ensino médio reforçaram, ainda, a necessidade de se combater a violência, promovendo dentro do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro uma passeata pela paz, nessa quarta-feira (21).
Karen Patrice Rocha Oliveira, aluna da terceira série do ensino médio da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, aproveita o contato mais próximo com o campus-sede para saber a respeito de como se ingressar na Unimontes. A jovem espera se tornar o mais breve possível acadêmica do curso de Medicina. “Este é o meu sonho profissional”, disse a estudante de 17 anos.
NO MUNICÍPIO
Em Montes Claros, o Poupança Jovem, coordenado pela Unimontes, atende 24 escolas na área urbana, divididas em 10 regionais, e outros 14 educandários nas duas regionais da zona rural. Na programação da 1ª Jornada, além de visitas aos estandes para conhecer mais sobre os projetos, programas e demais ações da Universidade, exposição de fotos e apresentações musicais, de teatro e dança – todas as atividades organizadas pelos próprios alunos.
Rayane Flávia Faria, de 17 anos, faz parte da primeira turma de estudantes beneficiada pelo Programa, que foi implantado no município em 2009. Aluna da 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, considera a jornada como muito importante para colocar em prática as atividades desenvolvidas até então. “Muito bom interagir com os alunos das demais regionais. Aqui, as atividades mostram-se mais dinâmicas”, observa.
Já Emile Lima (17 anos) e Tatiane Rodrigues (15 anos) sonham em se tornar advogadas. Elas são alunas da Escola Estadual Dulce Sarmento e durante a Jornada do Poupança Jovem ajudaram na divulgação do painel alusivo às atividades das escolas vinculadas à Regional 2, com fotos das oficinas e demais ações do programa. “A diversidade de informações que a Unimontes oferece é muito grande”, disse Emile, que foi reforçada pela amiga Tatiane: “o que a gente vê aqui é um complemento do que estamos aprendendo de novo dentro do programa”.
Um dos alunos atendidos na zona rural, Israel Soares Fernandes optou em mostrar um talento diferente à música, preferência da maioria dos alunos. Com a ajuda dos educadores, promoveu uma Oficina de Maquiagem e atendeu as próprias colegas de projeto. Estuda na Escola Estadual Marilda de Oliveira, no distrito de Nova Esperança, e sonha em se ingressar no curso superior de Design. Para isso, já sabe qual será a finalidade da bolsa de R$ 3 mil que o Governo de Minas oferece através do programa: “vou investir em meus estudos”.
EMPREGABILIDADE
Educador na Regional 1, o professor Hadson Tolentino aproveitou a jornada para divulgar uma das ações que desenvolveu na área da “Empregabilidade”. Em parceria com uma grande rede de lojas de roupa, os alunos do projeto foram inseridos no processo de seleção para a contratação dos funcionários que a empresa precisará na unidade prestes a ser inaugurada em Montes Claros. O perfil exigido pelos contratantes é de pessoas jovens, sem experiência e que estejam em busca do primeiro emprego.
“Ao longo dos módulos de atividades, o próprio programa sugere que preparemos os jovens para a inserção no mercado de trabalho. Somente em nossa regional, 213 alunos se interessaram pela proposta desta empresa”, completou Hadson Tolentino. Segundo ele, 70 deles conseguiram se classificar para a terceira fase da seleção ao emprego. “Não quer dizer que todos eles já estejam com suas vagas garantidas, mas de imediato, podemos observar uma maior maturidade: jovens com maior iniciativa e poder de decisão”.
FÓRUM – Coordenadora local do Poupança Jovem, Kelly Cristina Alencar Soares Baldez destaca a Jornada como uma grande oportunidade de apresentar o programa à comunidade. Ela enfatiza que, junto à Jornada, acontece o 1º Fórum Poupança Jovem com o tema “Cultura da Juventude”, com participação de alunos como representantes de cada uma das 38 escolas estaduais. Na programação, debates e momentos de reflexão acerca dos temas como consumismo, drogas, empreendedorismo social, “bullying”. A meta, a partir desse Fórum, é de produzir uma cartilha com os resultados práticos do debate.