Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Fórum de Educação Especial marca comemoração dos 61 anos da Unimontes

“O Papel da Universidade na Inclusão dos Acadêmicos com Transtornos do Espectro Autista (TEA)”. Com este tema, foi realizado na  Universidade Estadual de Montes Claros, na quarta-feira (24/05), o I Fórum de Educação Especial da Unimontes. O  evento foi inserido na  comemoração dos 61 anos da instituição, completados na mesma data.

“Comemorar os 61 anos da Universidade com uma temática tão importante como a inclusão escolar é o reconhecimento da importância do papel da educação na construção de uma sociedade”, afirmou o vice-reitor da Unimontes, professor Dalton Caldeira Rocha, durante a solenidade de abertura do fórum, representando o reitor, professor Wagner de Paulo Santiago. 

Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes, o evento contou com  o apoio das demais pró-reitorias da universidade, com a parceria  do Núcleo de Sociedade Inclusiva (Nusi) e do Grupo de Extensão e Pesquisa SAMTEA, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde (PPGCS) da Unimontes.  

As atividades foram desenvolvidas na  quadra 1 do Centro Esportivo Universitário Reitor João Valle Maurício. A solenidade de abertura contou com a participação de pró-reitores, pró-reitores adjuntos, outros integrantes da gestão superior, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos e convidados. 

O professor Dalton Caldeira Rocha ressaltou que ao debater a inclusão escolar, com foco nos portadores do Transtorno do Espectro Autista, a Universidade cumpre um dever previsto na Constituição Federal, que estabelece que a educação é um dos direitos fundamentais de todas as pessoas. 

A pró-reitora de Ensino da Unimontes, professora Ivana Ferrante Rebello e Almeida, enalteceu a importância do Fórum de Educação Especial por celebrar a comemoração do aniversário da instituição por discutir a inclusão dos portadores do Transtorno do Espectro Autista.  “Esse fórum de educação inclusiva foi pensado justamente para a comemoração dos 61 anos da Unimontes junto com os professores, outros profissionais da educação,  servidores e nossos queridos alunos”, destacou a pró-reitora, agradecendo as equipes envolvidas na organização do evento.

A professora Ivana Ferrante Rebello ressaltou a missão da Universidade na melhoria da vida das pessoas. “Sou uma pessoa apaixonada por meus alunos, apaixonada por esse território, que construído com muito suor e trabalho, um lugar que transforma vida”, declarou a pró-reitora. 

Ela informou que o Fórum de Educação Especial marcou o início de uma série de ações de um programa amplo de políticas inclusivas da Unimontes. “Começamos com o tema autismo, motivados por demandas da comunidade acadêmica. Trabalharemos ainda com etarismo, letramento racial, comunidade surda, identidade de gênero ao longo do tempo”, explica a pró-reitora.

A pró-reitora de Ensino explica que a proposta da universidade é implementar ações efetivas para o acolhimento, acompanhamento e assistência aos alunos especiais. “São ações educativas e participativas que visam consolidar a inclusão social na Unimontes”, observa.