Conteúdo do Site Antigo

Festival Beagá Psiu Poético: Criação escritores de Montes Claros em destaque na capital mineira

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

March 22, 2019

O talento dos escritores e poetas de Montes Claros e de outras regiões do país foi apresentado em Belo Horizonte, no período de 14 a 18 de março. A Capital Mineira recebeu a segunda edição do Festival Beagá de Poesia & Arte Contemporânea Psiu Poético. O evento foi uma síntese do Festival de Poesia Psiu Poético, realizado há 32 anos em Montes Claros, sempre no mês de outubro. 

Coordenado pelo poeta Aroldo Pereira, o Festival Beagá de Poesia & Arte Contemporânea Psiu Poético contou com o apoio da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A iniciativa teve a colaboração de outros parceiros como a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura; e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O evento teve o objetivo de difundir a poesia, utilizando as mais diferentes manifestações artísticas. Foram realizadas intervenções poéticas, saraus, performances de dança e outras atrações como lançamentos de livros e de CDs, apresentações musicais e exibição de filmes

A agitação cultural aconteceu em diferentes locais de Belo Horizonte, tendo como ponto principal o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

O Festival Beagá Psiu Poético movimentou escolas públicas, estações de metrô, o Terminal Rodoviário, a Praça Afonso Arinos, o Mercado Central e a Câmara Municipal. As intervenções também aconteceram em outros pontos turísticos da capital, como o Parque Municipal, a Praça da Liberdade, o Muro dos Poetas de Santa Teresa e o Edifício Maletta. 

ATRAÇÕES PARA TODAS AS IDADES 

“O resultado da segunda edição do Festival Beagá Psiu Poético foi magistral”, comemora o poeta Aroldo Pereira. Segundo ele, durante o festival, ao todo, foram apresentados 305 trabalhos e intervenções artísticas , destacando 21 livros lançados, três exibidos e o lançamento de tres CDs. De forma geral, o Beagá Psiu Poético atendeu crianças, jovens, adultos e idosos de forma plena. Foi uma grande e satisfatória parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”, afirma Aroldo. 

“Foi magistral. Nós tivemos 305 trabalhos, com performances poéticas, musicais, teatrais e de dança. Foram 21 livros lançados, três filmes exibidos, três lançamentos de CD”s. De forma geral, o Beagá Psiu Poético atendeu crianças, jovens, adultos e idosos de forma plena. Foi uma grande e satisfatória parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais”, descreve Aroldo Pereira.